Arte Viva...
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

desfolha apos replantio

3 participantes

Ir para baixo

desfolha apos replantio  Empty desfolha apos replantio

Mensagem  samerali Qua Set 21, 2011 7:56 pm

essa semana visitei o ceasa aqui de são paulo e comprei umas coisinhas 4 ficus beijaminea para começar trabalhar no ano q vem e um pinheirinho negro de uns 10cm esse pra trabalhar daqui muito tempo ...os ficus plantei numa bacia bem grande .. com o proprio torrão q vieram,um deles tem umas raizes bem bonitas jah quase na posição desejada pra um bonsai (faltando dar uma boa engrossada ....e se manter sem deixar nenhuma raiz aparecer a mais, ali esta feito o nebari jah sem necessidade de correção alguma ..13 raizes grossas separadas quase que uniformemente tds da grossura de um cigarro soh uma delas eh pouca coisa mais fina )essa planta vai dar alguma coisa .procedi somente cortando com o serrote de jardinagem cerca de 30% do torrão das q estavam em saco ...outras duas variegatas estavam juntar no mesmo vaso ....essas eu separei as raizes e plantei em vasos do mesmo tamanho que estavam juntas ...fiz o esquema certinho com hormonio (forth+ aminomix)....ai me veio umas duvidas quanto ao trabalho .......quanto será que é o tempo minimo para a primeira desfolha deles??? vou deixar crescendo pra engrossar o tronco ...porem se jah fizer uma desfolha essa temporada(quem sabe ateh duas), pro ano q vem terei mais opções de galhos ramificados e mais encorpados para pensar se jah trabalho ow se espero mais ...faço a pergunta pois sempre fico em duvida quanto a isso ...sei que a melhor coisa eh observar a planta e deixar ela me falar quando eh a melhor ehpoca ...porem agora na bacia nova elas vão dar uma desenvolvida nas raizes e tb vão apresentar um crescimento diferente do normal no começo...podem cair muitas folhas .;..coisa do periodo de adaptação ...mais ai quais sinais eu sigo pra saber q ela jah esta bem acostumada ao novo local para ter segurança no procedimento ??? outra coisa ...em media qual o tempo que as folhas jah estão maduras para uma nova desfolha ???
acho q eu ando escrevendo demais e a galera fica com preguiça de ler ...é q eu tenho contato com a arte a muitos anos e muitas , muitas cagadas e pouquissimos,quase nenhum resultado ...agora estou preferindo perguntar muito e confirmar tudo q jah li antes de pensar em qualquer coisa Wink
obrigado pela paciencia de todos ...
abraços
samer ali
samerali
samerali

Mensagens : 126
Data de inscrição : 17/08/2011
Idade : 41
Localização : são paulo

Ir para o topo Ir para baixo

desfolha apos replantio  Empty Re: desfolha apos replantio

Mensagem  samerali Qua Set 21, 2011 8:00 pm

mais uma coisa ...dessa vez o jean naum vai precisar falar q o solo tah compacto ...tem 30%pedra daquelas brancas de jardim de 5mm ....10% laterita ,,,10% composto organico 40% areia 10% terra (uma preta ae q apareceu do buraco q o pedreiro tah cavando aqui Razz)...
samerali
samerali

Mensagens : 126
Data de inscrição : 17/08/2011
Idade : 41
Localização : são paulo

Ir para o topo Ir para baixo

desfolha apos replantio  Empty Re: desfolha apos replantio

Mensagem  Luciano Benyakob Qui Set 29, 2011 4:40 pm

Benjamina , não tenho muita experiência e sempre ouvi falar que morreriam alguns ramos.
Os Ficus restantes se beneficiam com a desfolha.
Luciano Benyakob
Luciano Benyakob
Admin

Mensagens : 12359
Data de inscrição : 10/06/2008

https://arte108.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

desfolha apos replantio  Empty Re: desfolha apos replantio

Mensagem  samerali Qui Set 29, 2011 10:35 pm

eu jah trabalhei com alguns deles ...e aprendi que se a folha da ponta de cada ramo for cortada ao meio ao invez de pelo peciolo como as outras,continua o fluxo de seiva e naum perde o ramo , ai quando as gemas soltarem a primeira folhinha corta a folha grande fora que o ramo naum seca mais ...é engraçado eu falar que jah trabalhei varias plantas que jah conheço bem algumas das tecnicas mais nunk ter realmente concretizado um soh projeto ser quer ..mais agora estou mais disciplinado e decidido a levar a arte pra frente mesmo e naum perder mais nada por descuido ou lezeira,perder sei que vou , mais naum por falta de atenção ...em breve conseguirei ter algumas plantas que poderei chamar de bonsai Very Happy
samerali
samerali

Mensagens : 126
Data de inscrição : 17/08/2011
Idade : 41
Localização : são paulo

Ir para o topo Ir para baixo

desfolha apos replantio  Empty Re: desfolha apos replantio

Mensagem  samerali Qui Set 29, 2011 10:36 pm

entaum seguindo oque me disse ....vou soh esperar um pouco o calor firmar aqui em sp e desfolho todos eles
samerali
samerali

Mensagens : 126
Data de inscrição : 17/08/2011
Idade : 41
Localização : são paulo

Ir para o topo Ir para baixo

desfolha apos replantio  Empty Re: desfolha apos replantio

Mensagem  Luciano Benyakob Seg Out 17, 2011 10:10 am

Eu gosto mesmo é de Nerifolia, Natalensis, Microcarpa, Green Island, Bahiense, Triangularis, Deltoide e estes suportam e até se beneficiam da desfolha.
Pois voltam com massa foliar maior, o Carica tambem.
É um lance mecânico mesmo, transplantou eu desfolho pois evita o choque da planta alimentar a copa sem ter raizes finas.
Luciano Benyakob
Luciano Benyakob
Admin

Mensagens : 12359
Data de inscrição : 10/06/2008

https://arte108.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

desfolha apos replantio  Empty Re: desfolha apos replantio

Mensagem  samerali Ter Out 18, 2011 12:10 am

com certeza as especies que vc citou são bem melhores nesse aspecto ....alem de q os benjamineas são chatinhos pra diminuir folhas ...vez por outra perdem galhos mesmo deixando a folha da ponta do galho ..porem eh oque eu tenho achado com facilidade e a preços bem baixos por aqui ....vasos formados de 5 mudas com mais ou menos uns 2 ou 3 cm espessura na base do tronco pago 10,99 ...uns mais formados pago 12 em cada ....pra qm esta evoluindo eh bem viavel ...se não me engano existe uma tecnica q ainda não testei ... mais eh enxerto de microcarpa ai estimula as folhas a diminuirem num todo depois se tira o enxerto ...a fonte tem procedencia porem sem testar não confio pra dar qualquer pitaco .
samerali
samerali

Mensagens : 126
Data de inscrição : 17/08/2011
Idade : 41
Localização : são paulo

Ir para o topo Ir para baixo

desfolha apos replantio  Empty Cuidado com o benjamina

Mensagem  Deborah e Rocha Ter Out 18, 2011 9:22 am

Samer tivemos algumas experiências com os benjamina, o problema é que tu não podes desfolhar completamente os galhos sob pena de perdê-los inclusive a planta toda. Deixe os benjamina se desenvolverem mais, pelo menos até mostrarem uma brotação vigorosa, a partir daí quando tiverem umas 8 ou 10 folhas cada ramo, dá uma desfolhada sem tirar os brotos e as folhas das pontas, se forem benjamina variegata o cuidado deve ser maior, já perdemos muitas plantas assim... eu esperaria para desfolhar pelo menos até que a planta esteja recuperada, com uma brotação vigorosa. Essa é a nossa experiência, mas não esqueça que moramos em Belém (PA) o clima aqui é quente o ano todo e ainda assim nós esperamos pelo menos 1 ano sem mexer muito, para desenvolver uma estrutura forte, mas veja o que os nossos outros amigos vão te dizer, esperamos ter podido ajudar.
Um abraço,

Deborah e Rocha
Deborah e Rocha
Deborah e Rocha

Mensagens : 673
Data de inscrição : 19/06/2011
Idade : 45
Localização : Belém - PA

http://www.papachibebonsaiclube.wix.com/bonsaibelem

Ir para o topo Ir para baixo

desfolha apos replantio  Empty Re: desfolha apos replantio

Mensagem  Luciano Benyakob Dom Out 23, 2011 8:38 pm

Ajudou a esclarecer muita coisa, eu sempre tive problemas com o Benjamina.
Vou esperar esquentar mais, agora 11 graus, mas tivemos 0 grau aqui.
Luciano Benyakob
Luciano Benyakob
Admin

Mensagens : 12359
Data de inscrição : 10/06/2008

https://arte108.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

desfolha apos replantio  Empty Re: desfolha apos replantio

Mensagem  samerali Dom Out 23, 2011 11:11 pm

muito boas as dicas !!!

eu jah tinha desfolhado alguns deles aqui e os "especiais" estou deixando crescer mais ....os que desfolhei a cerca de 10 dias jah estão com folhinhas novas,observei que cortando a folha em cerca de 1/3 do tamanho as gemas responderam mais rapido ,estou adotando a seguinte tecnica aqui apartir de agora : corto as folhas todas em 1/3 do tamanho e a pontinha do galho ... conforme cada gema vai sendo estimulada eu vou retirando a folha cortada referente ...foi a melhor resposta que tive , e ainda pra garantir estou colocando 2 gotas de superthrive por litro de agua e usando 200ml por vaso de 3l e meio cerca de 30 a 40 min apos a rega da manha , e borrifo aminomix todo domingo nelas numa concentração de 2,5g/L. ....

tentei cortar tds as folhas e deixar a da ponta (poucas gemas foram estimuladas ateh agora), tentei cortar todas as folhas em 1/3 do tamanho (foi o melhor result no aspecto brotações laterais) , tentei desfolhar de vez (de teimoso perdi varios ramos mais naum a planta),,,tb tentei cortar as folhas 1/3 do tamanho e preservar a ponta dos ramos(ao invez de nascerem varios ramos laterais a ponta espichou,a planta usou a força pra crescer a ponta e naum curtiu muito a ideia de soltar novos galhos nas gemas abaixo) . ai adotei a tecnica como regra pra mim ...mais tb com esse clima doido q esta fazendo tah dificil fazer um estudo ...estava 29 na terça ,,,,quinta fez 14 de noite ,,, vai entender essa #$$%&**$# de clima.sei que ainda eh pouco tempo pra pensar em results definitivos mais jah dah pra ter uma noção de como trabalhar melhor com a especie ,daqui 1 ano quando tiver feito isso com todos que tenho aqui , anotado melhor e dado tempo pra recuperação efetiva vou poder ter certeza do q realmente funciona bem !!
samerali
samerali

Mensagens : 126
Data de inscrição : 17/08/2011
Idade : 41
Localização : são paulo

Ir para o topo Ir para baixo

desfolha apos replantio  Empty Desfolha, após replantio

Mensagem  Deborah e Rocha Ter Out 25, 2011 10:18 am

Olá, Meu Amigo!

Samer, tu não precisas tirar os pedaços restantes das folhas quando as gemas começam a germinar, porque elas caem sozinhas e mesmo assim se os tocos de folhas estiverem verdes é bom deixá-los porque ajudam a manter a planta hidratada, somente quando a folha é inútil podes retirá-la, mas não precisa, pois ela amarela e cai sozinha por volta de 20 a 30 dias, nesse ponto as gemas já estão com tamanho considerável, podendo ficar sós.
Um abraço a todos...
Em breve deveremos postar mais plantas, a gardênia já está vigorosa novamente e começando a florescer, temos uma murta-de-cheiro (jasmim laranja ou dama-da-noite) que fizemos u m yamadori, só para deixar o gostinho, ficou com 1,20 m de altura e um tronco poderoso... aguardem nossos amigos e novamente um abraço.

Deborah e Rocha
Deborah e Rocha
Deborah e Rocha

Mensagens : 673
Data de inscrição : 19/06/2011
Idade : 45
Localização : Belém - PA

http://www.papachibebonsaiclube.wix.com/bonsaibelem

Ir para o topo Ir para baixo

desfolha apos replantio  Empty Desfolha, após replantio

Mensagem  Deborah e Rocha Qui Out 27, 2011 9:14 am

Samer, nos desculpe esquecemos de uma informação importantíssima no benjamina e no benjamina variegata faça apenas uma desfolha ao ano, desfolhas consecutivas num mesmo galho em anos seguidos secam os galhos por completo, achamos que foi a nossa pior experiência, aprendemos a duras penas, e muito diferente do ficus pumila por exemplo que tu podes podar e desfolhar sempre que necessario, respeitando as epocas certas, uma abraço amigo!

Deborah e Rocha
Deborah e Rocha
Deborah e Rocha

Mensagens : 673
Data de inscrição : 19/06/2011
Idade : 45
Localização : Belém - PA

http://www.papachibebonsaiclube.wix.com/bonsaibelem

Ir para o topo Ir para baixo

desfolha apos replantio  Empty Re: desfolha apos replantio

Mensagem  samerali Sex Out 28, 2011 8:13 am

debora e rocha , valew pelas dicas ...vou ficar tente nos procedimentos e o tempo que realizo pra naum perder galhos nem nada .obrigado!!!!

mais uma coisa ...tiveram bons resultados na diminuição das folhas???
samerali
samerali

Mensagens : 126
Data de inscrição : 17/08/2011
Idade : 41
Localização : são paulo

Ir para o topo Ir para baixo

desfolha apos replantio  Empty Desfolha, após replantio

Mensagem  Deborah e Rocha Ter Nov 01, 2011 10:30 am

Olá Meu Amigo,
conseguimos sim, ficaram do tamanho de uma unha do dedão do pé rsrsrsr, é sério, só que quando realizamos transplante com troca de substrato, as folhas dão uma turbinada e o trabalho de diminuição reinicia, normal...
Esperamos ter podido ajudar dá uma olhada nas nossas plantas e opine, estão em projetos individuais...

Um forte abraço,

Deborah e Rocha
Deborah e Rocha
Deborah e Rocha

Mensagens : 673
Data de inscrição : 19/06/2011
Idade : 45
Localização : Belém - PA

http://www.papachibebonsaiclube.wix.com/bonsaibelem

Ir para o topo Ir para baixo

desfolha apos replantio  Empty Re: desfolha apos replantio

Mensagem  samerali Qua Nov 02, 2011 6:53 pm

ajudaram sim e muito amigos !!! eu jah tenho ficus a um certo tempo ...e perdi muitos deles sem ter results bons (par falar a verdade nunk tive um bom result com nada ateh agora ,mais estou caminhando pra isso em muito breve Very Happy ) .....sempre ouvi dezer q os benjamineas naum diminuiriam as folhas e perderiam muitos ramos ao longo do desenvolvimento ...vcs deram muitas infos uteis e o principal foi o apoio a trabalhar com essas plantas q muitos jah dizem ...deixa pra lah .. nem trabalha ,,,
valews!!!
samerali
samerali

Mensagens : 126
Data de inscrição : 17/08/2011
Idade : 41
Localização : são paulo

Ir para o topo Ir para baixo

desfolha apos replantio  Empty Re: desfolha apos replantio

Mensagem  Luciano Benyakob Seg Mar 26, 2012 7:59 pm

Vocês me ajudaram muito no entendimento com os Benjaminas:MUITO OBRIGADO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Luciano Benyakob
Luciano Benyakob
Admin

Mensagens : 12359
Data de inscrição : 10/06/2008

https://arte108.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

desfolha apos replantio  Empty Re: desfolha apos replantio

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos