Arte Viva...
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Vasos, plastica, quimica...

+2
junior/pr
Luciano Benyakob
6 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Vasos, plastica, quimica... Empty Vasos, plastica, quimica...

Mensagem  Luciano Benyakob Seg Out 31, 2011 7:46 am

Num debate com Sami neste Sabado , falamos de tudo sobre vasos e seus prós e contra.
Proporções, côres, Argila, ambiente intra substrato , acumulo da sais, temperatura e a plastica do conjunto.
E tentaremos discutir ou tentar discutir este item aqui.
Luciano Benyakob
Luciano Benyakob
Admin

Mensagens : 12359
Data de inscrição : 10/06/2008

https://arte108.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Vasos, plastica, quimica... Empty Re: Vasos, plastica, quimica...

Mensagem  junior/pr Seg Out 31, 2011 2:36 pm

Vamos aguardar a opinião de quem entende de vasos...essa quero acompanhar.
junior/pr
junior/pr

Mensagens : 210
Data de inscrição : 15/04/2010
Idade : 52
Localização : General Carneiro - Pr

Ir para o topo Ir para baixo

Vasos, plastica, quimica... Empty Re: Vasos, plastica, quimica...

Mensagem  Luciano Benyakob Seg Out 31, 2011 6:51 pm

Estou me munindo de informações e logo começaremos...
Luciano Benyakob
Luciano Benyakob
Admin

Mensagens : 12359
Data de inscrição : 10/06/2008

https://arte108.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Vasos, plastica, quimica... Empty Re: Vasos, plastica, quimica...

Mensagem  junior/pr Ter Nov 01, 2011 7:34 am

Isso vai ser muito bom, é uma das coisas que ainda não tenho muita informação.
Será de grande valia.
junior/pr
junior/pr

Mensagens : 210
Data de inscrição : 15/04/2010
Idade : 52
Localização : General Carneiro - Pr

Ir para o topo Ir para baixo

Vasos, plastica, quimica... Empty Re: Vasos, plastica, quimica...

Mensagem  samerali Qua Nov 02, 2011 6:47 pm

otima ideia .... estamos quase todos precisando aprender sobre isso !!!!
samerali
samerali

Mensagens : 126
Data de inscrição : 17/08/2011
Idade : 41
Localização : são paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Vasos, plastica, quimica... Empty Re: Vasos, plastica, quimica...

Mensagem  Luciano Benyakob Qui Nov 03, 2011 6:38 am

Estamos colhendo material pra começar, agora noto que estamos mesmo precisando de algo relativo a isto.
O Bom e Ruim do Brasil é que trabalhamos muito com vasos redondos.
Lá fora eles trabalham muito com vasos retangulares, tendo que escolher o 4 lados:Frente ,Laterais e verso do trabalho.
Nós trabalhamos com vasos redondos e estamos criando algo de muito positivo:Plantas que podem ser vistas de qualquer ângulo.
Digo, trabalhos que podem ser girados e admirados de qualquer lado.
Luciano Benyakob
Luciano Benyakob
Admin

Mensagens : 12359
Data de inscrição : 10/06/2008

https://arte108.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Vasos, plastica, quimica... Empty Vasos, plástica e quimica

Mensagem  Deborah e Rocha Qui Nov 03, 2011 9:46 am

Luciano tens razão, quando começamos a cultivar bonsai, tínhamos que escolher a frente, as laterias e o que sobrasse ia pra trás. Hoje a gente tá começando a pensar diferente, temos um sohin que na verdade é irmão daquele que eu fiz pro meu filhote era a parte de cima do alporque, e sinceramente não consigo escolher a frente pois se olharmos de um lado ou de outro o nebari está legal, a estrutura de tronco e de galhos também é meio curinga! transplantamos para um vaso de cimento redondo e ficou bom, realmente precisamos discutir mais sobre vasos, nós por exemplo só sabemos o que tem no livro do J Carlos Macias e do Peter Adams, mas é muito pouco, até porque nós no Brasil temos as nossas tropicais que são realmente diferentes, basta olharmos as belezuras que o Mestre SAMI e o Mestre Shugo Izumi fazem em matéria de cerâmica, são verdadeiras jóias rara, quase como diamantes negros e muito diferentes do que vemos lá fora, o mestre Izumi começou a fazer vasos retangulares a pedido de alguns bonsaístas e na minha opinião tem a mesma qualidade ou senão superior aos tradicionais tokoname chineses, e sua humildade é tão grande que ele diz que seus vasos só serão bons daqui a quatro ou cinco anos! Imaginem só!

Nossos queridos amigos, vamos debater a respeito...

Um abraço a todos.

Deborah e Rocha
Deborah e Rocha
Deborah e Rocha

Mensagens : 673
Data de inscrição : 19/06/2011
Idade : 45
Localização : Belém - PA

http://www.papachibebonsaiclube.wix.com/bonsaibelem

Ir para o topo Ir para baixo

Vasos, plastica, quimica... Empty Re: Vasos, plastica, quimica...

Mensagem  Luciano Benyakob Qui Nov 03, 2011 1:28 pm

Vou tentar conectar o Sami ao forum pra nos ajudar nesta discussão.
Luciano Benyakob
Luciano Benyakob
Admin

Mensagens : 12359
Data de inscrição : 10/06/2008

https://arte108.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Vasos, plastica, quimica... Empty Re: Vasos, plastica, quimica...

Mensagem  Jean Massumi Dom Nov 06, 2011 8:33 pm

essa vou acompanhar tb.
no Japão tem revista especializada só em vasos...(bonsai e ikebana)...aqui nenhuma publicação nem sobre bonsai...
Espero q a internet atraves dos foruns consiga suprir essa carencia...
Minha opinião é a seguinte...falta muito arroz com feijão para chegar no nivel daqueles de tokoname ou yixing da vida...
E me pego sobretudo em um fator de comparação:ACABAMENTO
Nos foscos,principalmente, isso faz muita diferença...
Mas isso é minha opinião...to longe de ser entendido nisso...
Jean Massumi
Jean Massumi

Mensagens : 133
Data de inscrição : 07/06/2010
Idade : 49
Localização : são Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Vasos, plastica, quimica... Empty Re: Vasos, plastica, quimica...

Mensagem  Luciano Benyakob Seg Nov 07, 2011 2:26 pm

O básico...
Veja a proporção do vaso e da árvore. Na maioria dos casos o vaso deve ter em torno de 2/3 da altura da árvore...
Vasos, plastica, quimica... Escolhervaso01-bonsaimt
Se a altura da árvore é menor que sua largura, a profundidade do vaso deve ter aproximadamente 2/3 da medida da base da planta. A largura do vaso nunca deve ser a mesma da planta, deve ser um pouco menor...
Vasos, plastica, quimica... Escolhervaso02-bonsaimt
A profundidade do vaso deve ser proporcional ao tronco da árvore, exceto em árvores no formato de cascata ou de múltiplos troncos...
Vasos, plastica, quimica... Escolhervaso03-bonsaimt
A lateral do vaso deve ser um pouco menor que a largura das ramificações primárias laterais...
Vasos, plastica, quimica... Escolhervaso04-bonsaimt
A forma do vaso deve estar relacionada ao estilo do bonsai. As árvores de tronco ereto ficam melhores em vasos retangulares. E devem ser plantadas optando por um lado do vaso e nunca no centro, exceto em vasos redondos...
Vasos, plastica, quimica... Escolhervaso05-bonsaimt
As árvores de troncos curvados ou de linhas curvas suaves, ficam melhores em vasos ovalados, redondos ou de quinas arredondadas. Devem ser plantadas no centro do vaso...
Vasos, plastica, quimica... Escolhervaso06-bonsaimt
Uma árvore com aspecto mais velho e de tronco aspero deve ser plantada em um vaso de aspecto similar, para manter a sensação da idade da planta...
Vasos, plastica, quimica... Escolhervaso07-bonsaimt
Vasos, plastica, quimica... Conteúdo extraído do livro “Técnicas del Bonsai” de John Yoshio Naka. Editora Omega, 1989
Luciano Benyakob
Luciano Benyakob
Admin

Mensagens : 12359
Data de inscrição : 10/06/2008

https://arte108.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Vasos, plastica, quimica... Empty Re: Vasos, plastica, quimica...

Mensagem  Luciano Benyakob Seg Nov 07, 2011 4:12 pm

Levemos em conta que estes exemplos acima são do Livro 1 do Jhon Naka e toda a plastica das arvores é o Famoso Pine Shape.
Que pouco se adequa a nossa realidade , até mesmo estas proporções já caducaram.
E trabalhar com vasos tão finos acarreta um cuidado maior com o fatôres :rega x dranagem x evaporação...
Quando falo finos digo o espelho de terra ou substrato.
Luciano Benyakob
Luciano Benyakob
Admin

Mensagens : 12359
Data de inscrição : 10/06/2008

https://arte108.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Vasos, plastica, quimica... Empty Re: Vasos, plastica, quimica...

Mensagem  Luciano Benyakob Seg Nov 07, 2011 4:53 pm

Deêm uma olhada na sinuca...
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Vasos, plastica, quimica... MVC-860S
Luciano Benyakob
Luciano Benyakob
Admin

Mensagens : 12359
Data de inscrição : 10/06/2008

https://arte108.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Vasos, plastica, quimica... Empty Re: Vasos, plastica, quimica...

Mensagem  Jean Massumi Qui Nov 10, 2011 1:36 pm

Oi Luciano
Vc q tem mais experiencia na area,me diga uma coisa...
Vc acha q é possivel fazer vasos de cimento com acabamento igual ao de ceramica?
Td bem q o peso é o grande vilão...mas,a durabilidade e o custo menor compensam...
Perdi um vaso lindão japa de ceramica pq vacilei na hora do transplante,dei uma forçada e o infeliz quebrou no meio...ja me aconteceu muito com petropolis(sem problemas pois é baratinho),mas agora fiquei p... da vida meu!
P...comigo,pois tive preguiça de soltar as raizes e p...com o vaso tb(acho q devia estar rachado)
Valeu
Jean Massumi
Jean Massumi

Mensagens : 133
Data de inscrição : 07/06/2010
Idade : 49
Localização : são Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Vasos, plastica, quimica... Empty Re: Vasos, plastica, quimica...

Mensagem  samerali Sex Nov 11, 2011 11:07 pm

jean
naum tenho a mesma experiencia q o luciano mais acredito que sim ...com uma boa pintura e um verniz dah pra chegar bem proximo ... conheço bem os materiais de pintura (jah faço graffiti a mais de 10 anos ) ...e com o conhecimento que tenho sobre materiais de pintura acredito que um bom verniz do tipo p.u. alto brilho com tonalizante seja possivel chegar a um trabalho bem proximo do vitrificado ..isso esteticamente falando owtras propriedades naum saberia dizer ... eu achei num distribuidor perto do meu trabalho alguns vasos ceramicos sem cor alguma e os vasos em formato cuia podem servir para bonsais grandes ...de resto nada de lah nos serviria ...quando eu receber vou testar os materiais de pintura e posto minha experiencia . ai é soh adotar a tecnica pro cimento q a aderencia e acabamento será o mesmo ...acho q se lixar bem , e lixar melhor ainda ...depois lixar mais (pra reforçar que tem que estar super hiper mega lisa a superficie) e pintar com spray bom (naum esses colorgim algo tipo montana) e envernizar com verniz em spray(colorgin tb naum sempre gosto dos sprays da montana ) deve-se chegar a um resultado bom ... ou entaum usando tinta automotiva bicomponente de alto brilho ..talvez se a base usada for bem aderente e o vaso livre de pó possa ateh ser possivel uma cristalização e um polimento extra .
mais tudo isso eh uma ideia ainda ... depois de testado poderei palpitar realmente com oq prestou d verdade ow se tudo ficou um lixo
naum falo do cimento pq apanhei bastante dele e ainda apanho , naum cheguei ao resultado esperado por mim ainda ,acho que estou ficando muito exigente comigo kkkkk
samerali
samerali

Mensagens : 126
Data de inscrição : 17/08/2011
Idade : 41
Localização : são paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Vasos, plastica, quimica... Empty Re: Vasos, plastica, quimica...

Mensagem  Luciano Benyakob Dom Nov 13, 2011 7:30 am

Tambem discutiremos os vasos de cimento, pois quando comecei era muito dificil conseguir vasos.
Então parti pra fazer os meus, que barateou muito o meu custo.
Luciano Benyakob
Luciano Benyakob
Admin

Mensagens : 12359
Data de inscrição : 10/06/2008

https://arte108.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Vasos, plastica, quimica... Empty Re: Vasos, plastica, quimica...

Mensagem  junior/pr Dom Nov 13, 2011 9:40 am

Apesar de ja existir mais produtores de vasos, em algumas regiões, como a minha por exemplo, somente via internet para adquirir vasos, isso dificulta muito a escolha, pois ver uma foto é muito diferente de poder olhar, ver o vaso ao vivo. Ja tive decepções em compras, além do preço que muitas lojas aplicam serem bem altos o frete ajuda encarecer ainda mais.
Ja fiz alguns vasos de cimento seguindo algumas dicas do Luciano e fiquei bastante contente, sei que ainda é possível melhorar. Este tópico esta sendo muito esclarecedor e com certeza vai render muito ainda.
Sigamos em frente.
junior/pr
junior/pr

Mensagens : 210
Data de inscrição : 15/04/2010
Idade : 52
Localização : General Carneiro - Pr

Ir para o topo Ir para baixo

Vasos, plastica, quimica... Empty Re: Vasos, plastica, quimica...

Mensagem  Luciano Benyakob Ter Nov 22, 2011 1:35 pm

Neste Sábado , por livre e espontânea COAÇÃO trarei o Sami pra cá e estou formulando uns desenhos aonde discutiremos o assunto.
Se eu postar besteira me alertem.
Pois a maioria das coisas que vou passar será baseada nos vícios que adiquiri por fazer meus proprios vasos.
Me aguardem!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Última edição por Luciano Benyakob em Ter Nov 22, 2011 4:51 pm, editado 1 vez(es)
Luciano Benyakob
Luciano Benyakob
Admin

Mensagens : 12359
Data de inscrição : 10/06/2008

https://arte108.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Vasos, plastica, quimica... Empty Re: Vasos, plastica, quimica...

Mensagem  junior/pr Ter Nov 22, 2011 3:48 pm

Estamos no aguardo....
junior/pr
junior/pr

Mensagens : 210
Data de inscrição : 15/04/2010
Idade : 52
Localização : General Carneiro - Pr

Ir para o topo Ir para baixo

Vasos, plastica, quimica... Empty Vasos, plástica e quimica

Mensagem  Deborah e Rocha Ter Fev 14, 2012 2:29 pm

Olá Pessoal,

Temos notado que alguns dos amigos estão sentindo dificuldade para fazer os pés de seus vasos de cimento... nós encontramos uma solução bem joinha se ajudar alguém, pessoalmente nós gostamos muito daqueles pezinhos do vasos de plástico para bonsai, então o que fizemos foi cortar acima do pé no próprio vaso, depois da peça desenformada é que fazemos os pés, colocando a mesma massa no molde cortado e alinhando bem no vaso, fazemos isso à noite, no dia seguinte cedinho, tiramos os moldes e deixamos todo o trabalho secar durante o dia todo na sombra, e tem funcionado, depois de todo o trabalho pronto é que damos acabamento, preenchimento de buracos, borda... a maioria dos nossos vasos tem esse pé, mesmo não sendo o ideal até que dá um acabamento legal... no momento estamos sem máquina fotográfica pois o bonsaista mirim deu jeito nela; mas assim que der nós postaremos todo o nosso processo de confecção. Temos conseguindo bons resultados. usamos o seguinte: 1 parte de cimento + 1 parte de argamassa tipo piso interno + 2 partes de areia fina peneirada (a massa deve estar enxuta o suficiente para ficar no lugar, mas sem esfarelar). As paredes levantamos assim: logo que sentamos o fundo do vaso, borramos as laterais com massa, só para sujar mesmo, enquanto o fundo vai endurecendo borramos (sujamos) as paredes, assim que o fundo está firme, levantamos as paredes de uma única vez (ao mesmo tempo fazemos os furos de drenagem), notamos que o importante no nosso caso foi levantar as paredes com uma camada bem fina, e damos mais duas ou três mãos de massa, cada uma delas fina até chegar na espessura desejada. Não levantamos as paredes em sua espessura final desde baixo, pois a massa tende a escorrer; então essa foi a nossa solução... resumindo 1) sentamos o fundo e borramos a borda com massa (camada bem fina pois não escorre) 2) levantamos com uma camada fina as paredes com uma colher 3) fazemos a borda 4) Desenformamos 5) Fazemos os pés 6) damos acabamento. Dicas: a)a massa deve ter a consistência pastosa, tanto para o fundo como para as bordas - isso facilita e deixa pouquíssimos buracos, facilitando o acabamento. b) levantar camadas finas nas bordas também ajuda a diminuir os buracos. c) no acabamento é que demora, pois primeiro tiramos as pedrinhas de areia que saem do perfil do vaso com uma lamina, cuidando para que não esburaque a peça; em seguida lixamos com uma lixa grossa daí passamos como o Luciano ensinou nata de cimento com consistência suficiente para cobrir o buraco e o excesso ser raspado depois de alguns minutos, depois vem as lixas mais finas, repetindo o processo até ficar bem lisinho. d) lavamos a colher de tempos em tempos. e) untamos todos os moldes com óleo de cozinha. Gente desculpem o post imenso, mas a gente acha que isso ajudou muito na confecção de nossos vasos. Se quiserem conferir um deles que é só o que pudemos postar até agora, dêem uma olhada nos nossos posts, foram os primeiros vasos, depois destes nossa confecção melhorou muito. Se ajudar a vocês os posts são: Loucura, resedá e bonsaista mirim...

Um abraço a todos,

Deborah e Rocha
Deborah e Rocha
Deborah e Rocha

Mensagens : 673
Data de inscrição : 19/06/2011
Idade : 45
Localização : Belém - PA

http://www.papachibebonsaiclube.wix.com/bonsaibelem

Ir para o topo Ir para baixo

Vasos, plastica, quimica... Empty Re: Vasos, plastica, quimica...

Mensagem  Jean Massumi Ter Fev 14, 2012 3:16 pm

Oi Deborah e Rocha
Como é q vcs fazem para fixar os pés no vaso?
Explico:como não tenho muita habilidade com formas e cimento,minha alternativa p vasos é visitar bazares de coisas antigas,de instituições de caridade.Sempre encontro vasos de ceramica ou algo do tipo.Comprei vasos razoaveis por preço de banana.Faço os furos com retifica e pinto com spray(assim como faz o Samerali)...o problema são os pés.A maioria vem sem pé.
Grato
Jean Massumi
Jean Massumi

Mensagens : 133
Data de inscrição : 07/06/2010
Idade : 49
Localização : são Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Vasos, plastica, quimica... Empty Re: Vasos, plastica, quimica...

Mensagem  Cleyton Corrêa Ter Fev 14, 2012 10:54 pm

Tambem fiquei querendo saber como os pés são fixados nos vasos...e não se preocupe com o tamanho do post, foi de grande ajuda! Vou acompanhar o tópico, pq esse é um assunto em que sou completamente leigo!
Cleyton Corrêa
Cleyton Corrêa

Mensagens : 185
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 38
Localização : Porto Nacional

Ir para o topo Ir para baixo

Vasos, plastica, quimica... Empty Re: Vasos, plastica, quimica...

Mensagem  Cleyton Corrêa Ter Fev 14, 2012 11:10 pm

falando em vasos...estava vendo esses outro dia:
Vasos, plastica, quimica... Bonsai-pot-no.15---height-27cm--width-57cm---1Vasos, plastica, quimica... Bonsai-pot-nr.8---length-60cm--height-55cm-1
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Eu curto muito esses vasos diferentes... lol!
Cleyton Corrêa
Cleyton Corrêa

Mensagens : 185
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 38
Localização : Porto Nacional

Ir para o topo Ir para baixo

Vasos, plastica, quimica... Empty Re: Vasos, plastica, quimica...

Mensagem  Luciano Benyakob Qua Fev 15, 2012 7:05 am

Vaso maravilhoso o segundo...
Luciano Benyakob
Luciano Benyakob
Admin

Mensagens : 12359
Data de inscrição : 10/06/2008

https://arte108.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Vasos, plastica, quimica... Empty Re: Vasos, plastica, quimica...

Mensagem  Luciano Benyakob Qua Fev 15, 2012 7:07 am

No caso de como já fazer os pés sairem no molde quadrado ...
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Luciano Benyakob
Luciano Benyakob
Admin

Mensagens : 12359
Data de inscrição : 10/06/2008

https://arte108.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Vasos, plastica, quimica... Empty Vasos, plástica e quimica

Mensagem  Deborah e Rocha Qua Fev 15, 2012 7:34 am

Cleyton, os vasos que tu encontraste são lindos!
Jean, todo o nosso processo leva cerca de três dias, por causa do nosso tempo escasso, é mais ou menos assim:
1) no primeiro dia, escolhemos a forma, a massa calculamos mais ou menos no olhômetro o suficiente para a peça, para não desperdiçar muito, passamos óleo de cozinha para poder desenformar depois, daí sentamos o fundo dependendo do vaso cerca de 1cm basta, damos umas batidas na forma para que o fundo se nivele, ou então largamos o molde com a massa de uma altura de uns 5 cm só pra nivelar, isso também ajuda a retirar e evitar bolhas de ar, em seguida borramos as paredes com massa, passando com uma colher (a lavamos de vez em quando porque a massa gruda), conforme vamos percebendo o fundo endurecendo, erguemos as paredes de baixo pra cima toda ela, mas como havíamos borrado-a antes fica mais fácil erguê-las, fazemos isso com camadas finas em toda a borda sem se preocupar muito com calos, ou buracos, porque as camadas posteriores vão ter onde se firmar, fazemos este processo duas ou três vezes até que as paredes do vaso estejam com a espessura necessária, passamos a massa com a colher no sentido horizontal rodando o vaso; fazemos as bordas e botamos o vaso para secar, foi-se o primeiro dia (à noite).
2) No dia seguinte de manhã bem cedinho, como é de se esperar o vaso estará no ponto pra desenformar, então depois de desenformado, o viramos de cabeça para baixo e riscamos o lugar dos pés, daí pegamos os moldes dos pezinhos como a gente falou, passamos óleo de cozinha como desmoldante, preenchemos os moldes com a massa na mesma proporção do vaso, sentamos o molde dos pés no lugar e tiramos o excesso; sendo que para os pés fazemos uma massa mais viscosa, damos o dia inteiro para a massa enxugar e aderir ao vaso (na sombra). No fim deste dia retiramos as formas dos pezinhos e deixamos o vaso secar até o dia seguinte de manhã, então damos acabamento.
3) Acabamento e retoque finais.
4) Sempre começamos na sexta-feira e terminamos no domingo, mas normalmente só usamos o vaso no fim da semana seguinte.
5) como sabemos na massa do vaso usamos argamassa para sentar lajotas, porcelanatos e isso adere que é uma beleza no cimento, então não tem mistério segue a proporção: 1 parte de cimento, 1 parte de argamassa e 2 partes de areia.
Esperamos ter podido ajudar caros amigos, quando recuperarmos a máquina fotográfica postaremos todo o processo, aí deve facilitar mais. de qualquer modo se precisar de mais alguma coisa é só dar um toque, só pedimos um pouco de paciência pois o nosso tempo é curto, são: bonsaista mirim, o trabalho e duas faculdades simultâneas então o bicho pega, rsrsrs.

Um abraço a todos.

Deborah e Rocha
Deborah e Rocha
Deborah e Rocha

Mensagens : 673
Data de inscrição : 19/06/2011
Idade : 45
Localização : Belém - PA

http://www.papachibebonsaiclube.wix.com/bonsaibelem

Ir para o topo Ir para baixo

Vasos, plastica, quimica... Empty Re: Vasos, plastica, quimica...

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos