Arte Viva...
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Jaboticaba - Presente de Minha Esposa

+4
atila
Leandro Ferraz
Luciano Benyakob
Deborah e Rocha
8 participantes

Ir para baixo

Jaboticaba - Presente de Minha Esposa Empty Jaboticaba - Presente de Minha Esposa

Mensagem  Deborah e Rocha Dom Nov 25, 2012 9:14 am

Olá amigos, como prometido... esta jabuticabinha foi um presente de minha esposa tem três anos comigo, não sei precisar a idade certa mas presumo uns cinco anos! foi comprada aqui numa feira perto de casa! tinha somente dois troncos longos, e comecei a trabalhá-la tem três anos, era um mausai bem mausai mesmo, agora acho que até dá um caldo!

Este trabalho é o primeiro em que faço borda para o vaso, depois do vaso do resedá fiz este, a borda foi feita depois do vaso desenformado, junto com a feitura dos pés, acho que ficou pelo menos interessante, a forma do corpo principal era canelada e gostei do resultado, bom vamos as fotos desde o início, não tenho as fotos do início da planta, pois estava sem máquina...

Gente achamos o início do trabalho do vaso...

Jaboticaba - Presente de Minha Esposa QQAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82tt8-dh_pDrq88w9bbeAWN1o419fBqvI09-4DEIONW8c2ZhPAsZreweg40ZOCurfqBrUh5S7CFcYOKEf8BsNVWWAJtU9VAGC0hG32nz87Cg3LzLfegR18-dyQ
O vaso ainda na forma

Jaboticaba - Presente de Minha Esposa QQAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82tnm7mWRRn80M7COUZozRpHdRwUDmu8FX1ikVD1vmJLXvKyhoOqYSCmYjHemfYAHa9oWT_Ob9m_yAcmeHPwfQMMAJtU9VCpI6RJYcPSeTbUfNcJXQT6bD4Wow
vista de cima na forma

Jaboticaba - Presente de Minha Esposa QQAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82tc5R0FC5wkFicQ8WeohXM6vCBk6Kmnydo5oFr_fSq3fR0Gas9Ono3888Fbc5mB-ZE7YvOCxiNd5KcCxphysyFQAJtU9VDLylRURgOrU8UBLhm9_skVxblFPQ
A forma vazia

Jaboticaba - Presente de Minha Esposa QQAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82s026Djqre6I1OXMaQrmDoEpP5zg7l1VeOB6vrJwQQgMhnRIWgKauUI4Fkd5VHwcG1qDmy2O72Zxvlp3hD87CeJAJtU9VA8LmCkXs38RraoFg8vzQu81m1Usg
Desenformado

Jaboticaba - Presente de Minha Esposa QQAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82t6DNSaoM3ulrilon0ZuSLJROWI9A_sehnd8oIWx5goo74BRlPZNx47hMa3qkVFkqRy4mr1vBDrUSla1XtpE8JvAJtU9VDlXgVdP09UuoNoIrPV7TSmlb47UA
Outro ângulo

Jaboticaba - Presente de Minha Esposa QQAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82v5bG0p9T3g_Cx9crarjTNj4t6558_gFCNHpoCB4DabIFQh6knMYt3QOl-atUgl2p-12jZI3tTyBiDikouCNIxAAJtU9VAGclQDOSVtiIRV8KsYyBpfhg8v3w
Depois do vaso desenformado. fiz os pezinhos e borda

Jaboticaba - Presente de Minha Esposa QQAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82tsFtHrQGBI9Z6FLWgilgL7b1apb2GzfGz7F76Bx_UvtwRYtQo9xPZUMFGUejC1Gq5BfBdW4pKs48A0I83_3MCxAJtU9VBKqIMYR_nSK6arX4FdkSaEkjNmrA
Início da borda, massa nas beiradas até o cimento "puxar"

Jaboticaba - Presente de Minha Esposa QQAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82s0fVxG7MWdxk18WwkQvr9XAyE19LXHhQDRQ5VFVQRkH3MbxiqYXy7kYOBVS_g8HFzu6eMYfMzEnyDF2fVijABdAJtU9VAw2-9VDU-C6WHOQho3n8euhNEEYw
Depois de o cimento puxar, moldagem da borda! usei uma tampa de pote de goiabada, para fazer o molde, pode ser outro material desde que duro o suficiente para da forma, sem dobrar!

Jaboticaba - Presente de Minha Esposa QQAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82uthcy4FPmeP75srW0UJBEk3eb3jvPTP28LD8GDSaW_AKuAHXSk3g2XuWfb6cu0xhKGVOWsUJ4SkSa90zb8UxBMAJtU9VA3yUpMVnQ-5SXx7n_JQYDCfBjvZg
borda moldada, agora deixar secar

Jaboticaba - Presente de Minha Esposa QQAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82vw9EN-owf3TBSoQdmzYyMApE3I7qCeSym0WSwcXXz8rhn6819ycIOUj97ea5B5hZN-gMHy4XgmOmVc9taYAUsJAJtU9VCqEWsz-w1bkFpxOmKQFbEsOEipTw
Depois do acabamento

Jaboticaba - Presente de Minha Esposa QQAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82sO8dmWanfFQHj6vW79Qj9jt2EPBE-f91LBQb-TK_w1zG8tPv_asoAVF-JxVLcDae5Y9wARr2jVjwENXfCgnERjAJtU9VAdrx3r5HuJcOhIRB9T5KOZESSn0A
A vítima, três anos de escorredor e mamadeira... Frente

Jaboticaba - Presente de Minha Esposa QQAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82tIOPejStlV9iq5BbUzssRNMAhiCq3YTT_hPWPUXoBG3cigYmmMY1rqYDYg7QwJ7J90sCPAudYlSidCPfUNskINAJtU9VCmEY0bgBYlcPJSdzznOMCoXV_-PQ
Vista de Cima

Jaboticaba - Presente de Minha Esposa QQAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82vuxJxrD_hPTC_XFJ6pAVEMy7s-wFTCMzM713UYMrg0o3FAd96z6EaA0YJjMYKCioe4X6zkYLbIzAvFm8iGj5BdAJtU9VDrH_6mVPdHeMR2VR8lk3SGNjOPWA
Olhando por baixo

Jaboticaba - Presente de Minha Esposa QQAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82v2leK58MXckoT4lrPSxwprEHCCNVICtJwF0RCRNaLuldjN3j7jMxAsFq1nBaDrGCPjZ0p4C_0Pmhcj97y92kLsAJtU9VDSn1TLFDXPpiszS57BVVveowkfPw
Depois de uma hora e meia desfolhando...

Jaboticaba - Presente de Minha Esposa QQAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82tYQbmMmnIHAaibZMowjhlzovRF4BOKdV8V3FymTZK-ZQGgYJNqy4oKEAlkPUF38cWSnjCfFy6EGby4D-hUixR9AJtU9VDjSuw55NkZQ0jT8K-ZEPPlAdoZKg
Desfolhada, olhando de cima...

Jaboticaba - Presente de Minha Esposa QQAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82vqZiElnqF3eCPbXbQjamJgI1YdyOxCw74TPaO0JD2FFY8S_vEbBLiiyOvBw3R1WdytpOWLIJtJ0jd5wocDhwxHAJtU9VDmLaYOUClemQ_Df4qJH0Pthvdqpg
Retirando a mamadeira...

Jaboticaba - Presente de Minha Esposa QQAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82vmNL7iMbTZkld536IBVex5IRxXs6ix2fRB9a72qjzN8tSXFMzg2gqlj8mepwj2En-TdFWNiLdD0ZJhVbLK-5BSAJtU9VAO1ymTah7AoRf7K8kTSBHk7UfiwQ
Raízes da mamadeira cortadas...

Jaboticaba - Presente de Minha Esposa QQAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82vpbmHhWcLPBZGHkbuceKgb8roAvh2NJR0q2t_6pEucV3eAZ2FxNbF27h_b7WlwkcgrIt9fJR5e20Nn_XtNPBFMAJtU9VBuozfWBTyzRqUbHkLV_qzsl_PPNw
Sem o escorredor...

Jaboticaba - Presente de Minha Esposa QQAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82sLs3F4jOnIAVpHCqJrOCM80ugvnaF_g0j80NhzautHcOzg-9xDB0kQK1aiWcBMgHZi6DUX7RAYiBBFifFjI0GnAJtU9VCjnAEesVbzVD1rUTtMOryhy6556A
como diz o Luciano, malvadeza... o que sobrou do torrão, acho que estamos ficando mais ousados o vaso é mínimo perto do que ela estava acostumada...

Jaboticaba - Presente de Minha Esposa QQAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82tinYit9Lyjdr7ZGdXViS18s2cUItpW_dw8xDUiYyGgLCwbj3vULMi1e1TSX3BEGfmu30a-6jshzscXZk2WRJ8rAJtU9VCdGwawKB5fHBiWFROAoWOLVx4ULA
Visão geral antes do reenvase...

Jaboticaba - Presente de Minha Esposa QQAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82u_CauQKHleIbmoaWp2HGgYJbGJagthyFnPhqwlHbXvJbPhHpPAAI6A11_31M7daUedtRO7RvdgiclfjRpqPn_OAJtU9VByAbpsBhBIBQuYs1oofvrB7tPQnw
Substrato misturado...

Jaboticaba - Presente de Minha Esposa QQAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82sr7eG_L_e9KavYHGGD6LEtMr09feynRJHkWySSuSrN8vNo55MnkIHCgtnchfX60386YhU-QHeWsWlQnwxLIdMlAJtU9VDv29UnvaTQCuXKapiej7dKjygB-g
Já envasada e tracionada... Frente...

Jaboticaba - Presente de Minha Esposa QQAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82s6yQnKLXSNRwK6hY_OqBTrgFfTS9kfuWURiAsS3QpulSAniCGLeCqMe-pcLLg0g3xjiu7G4U1KxSUuanx-IFWYAJtU9VCN2qSNS0_eqq79DDSGmlJ2YM4bYg
Lateral esquerda...

Jaboticaba - Presente de Minha Esposa QQAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82uYYDaY1NPfdQ62b2hVbt6bxQ86-xmYhla1iUDJZmapPoRHMUr5SwYbbEilxJ8WEQWAeaBdV3OM5J3aan4wHuZZAJtU9VDUbMQY0FMFUZ2_M965nViwAV-ZBA
Verso...

Jaboticaba - Presente de Minha Esposa QQAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82soBmM3UWMtFbLioWG9THJniDr4lxE7_FArnRESoTQULIvnQ6rRAGLIKTrOXrvpentkUlLfFctlcdTMOeVaubTdAJtU9VA4U8g71l9bBpaLUR4LNVDyrILYcQ
Lateral Direita...

Jaboticaba - Presente de Minha Esposa QQAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82sstfX2U7ApCxiW4VTjnSmSNjctzfnfGDMiFycp_VWmKGpKHPmtvu-flYQ1ScODZ90aEICNcdskupFARxQlrs55AJtU9VDNKEs6woa9SbilAyluinri8QxSmg
Vista de Cima...

Jaboticaba - Presente de Minha Esposa QQAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82uX9XWPfvqjfbqe5-WXKv_699ZFOyqdUjbX_Uz9ts-RwfPiOWUdgiapbEd1rivjCfaK4RcbP2H8TeDgLBosyNTZAJtU9VAXOadtLmXiyqFcZeopXxByNfz6Lw
De frente Versão final...

Esperamos que tenham gostado e por favor critiquem a vontade, todas as opiniões são muito bem vindas, só assim conseguiremos algo de bom na arte...

Um grande abraço a todos os amigos foristas...

Deborah e Rocha


Última edição por Deborah e Rocha em Seg Nov 26, 2012 12:24 am, editado 1 vez(es)
Deborah e Rocha
Deborah e Rocha

Mensagens : 673
Data de inscrição : 19/06/2011
Idade : 45
Localização : Belém - PA

http://www.papachibebonsaiclube.wix.com/bonsaibelem

Ir para o topo Ir para baixo

Jaboticaba - Presente de Minha Esposa Empty Re: Jaboticaba - Presente de Minha Esposa

Mensagem  Luciano Benyakob Dom Nov 25, 2012 10:06 am

Tudo feito por vocês, que preço tem isto?????????????
Obrigado por dividirem conosco suas experiências.
Luciano Benyakob
Luciano Benyakob
Admin

Mensagens : 12359
Data de inscrição : 10/06/2008

https://arte108.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Jaboticaba - Presente de Minha Esposa Empty Re: Jaboticaba - Presente de Minha Esposa

Mensagem  Luciano Benyakob Dom Nov 25, 2012 10:37 am

Vendo de novo.
Trabalho lindo.
Luciano Benyakob
Luciano Benyakob
Admin

Mensagens : 12359
Data de inscrição : 10/06/2008

https://arte108.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Jaboticaba - Presente de Minha Esposa Empty Re: Jaboticaba - Presente de Minha Esposa

Mensagem  Leandro Ferraz Dom Nov 25, 2012 12:32 pm

Ta linda... parabéns.

A borda colou não?
na ultima foto da impressao que não tem.
Leandro Ferraz
Leandro Ferraz

Mensagens : 343
Data de inscrição : 24/07/2010
Idade : 43
Localização : Itapuranga-GO

https://www.facebook.com/leferrazs

Ir para o topo Ir para baixo

Jaboticaba - Presente de Minha Esposa Empty Jaboticaba - Presente de Minha Esposa

Mensagem  Deborah e Rocha Dom Nov 25, 2012 1:29 pm

Obrigado Luciano! Obreigado pela gentileza de ter postado no face... um elogio desta monta nos incentiva muito a continuar... mas como tu mesmo dizes somos muito limitados e estamos no início do caminho, esta jaboticaba foi toda feita com tracionamento... sem aramação, aquele velho problema!
Valeu Leandro, não é impressão tua não eu fiz essa borda duas vezes, a primeira o bonsaista mirim quebrou antes de secar, a segunda vez eu quebrei sem querer... mas tenho outro trabalho que eu finalizei hoje de manhã este sim, ninguém quebrou a borda, e ficou lindo (pelo menos eu acho...) é um resedá sokan... mas depois eu posto!

UM Grande Abraço Caros Amigos!


Deborah e Rocha
Deborah e Rocha
Deborah e Rocha

Mensagens : 673
Data de inscrição : 19/06/2011
Idade : 45
Localização : Belém - PA

http://www.papachibebonsaiclube.wix.com/bonsaibelem

Ir para o topo Ir para baixo

Jaboticaba - Presente de Minha Esposa Empty Re: Jaboticaba - Presente de Minha Esposa

Mensagem  Luciano Benyakob Dom Nov 25, 2012 2:25 pm

Olha, As bordas em vasos de cimento sempre quebram.
Vendo vocês darem suas soluções , distantes de tudo e todos, tenho que louvar e sempre mostrar.
Isto ajuda muita gente que está começando e se vê na mesma situação.
Vi isto acontecer com o Diego do Paraná e com outros tambem distantes.
Isto ajuda muito a baratear a arte e tambem a viabilizar-la.
Luciano Benyakob
Luciano Benyakob
Admin

Mensagens : 12359
Data de inscrição : 10/06/2008

https://arte108.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Jaboticaba - Presente de Minha Esposa Empty Jaboticaba - Presente de Minha Esposa

Mensagem  Deborah e Rocha Dom Nov 25, 2012 11:01 pm

É verdade Luciano, mas essas duas quebradas foram puro acidente, eu andei conversando com um cara que é restaurador de arte e construções ele é fera... o segredo está no tempo de secagem, mais para frente vou experimentar curar o cimento dos vasos por 15 dias dentro d'água, fica mais resistente... Vou postar daqui a pouco aquele trabalho com o resedá, este vaso sim ficou show, usei como forma principal uma travessa oval canelada, gostei muito do resultado! antes de mais bla bla bla, muito obrigado Luciano teu incentivo é o que mais nos motiva, às vezes cansa, mas daí pensamos por tudo o que tu passaste, não temos o menor direito de reclamar de nada, nossa vida no bonsai é muito fácil e cômoda! Só temos que realmente dizer muito obrigado, caríssimo amigo! E
não me esqueci daquela ligação só não tive tempo de parar, agora que estou postando alguma coisa (tirei 10 dias de férias)!

Um Grande Abraço,

Deborah e Rocha
Deborah e Rocha
Deborah e Rocha

Mensagens : 673
Data de inscrição : 19/06/2011
Idade : 45
Localização : Belém - PA

http://www.papachibebonsaiclube.wix.com/bonsaibelem

Ir para o topo Ir para baixo

Jaboticaba - Presente de Minha Esposa Empty Re: Jaboticaba - Presente de Minha Esposa

Mensagem  atila Qua Nov 28, 2012 4:00 pm

Muito legal o trabalho!!! Parabéns!
atila
atila

Mensagens : 286
Data de inscrição : 25/02/2012
Localização : Valença RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Jaboticaba - Presente de Minha Esposa Empty Re: Jaboticaba - Presente de Minha Esposa

Mensagem  Weverton Qui Nov 29, 2012 8:07 am

Muito Bom o trabalho. Adorei. Isto que é transformar MAUSAI em coisa nobre. Very Happy
Weverton
Weverton

Mensagens : 1
Data de inscrição : 29/11/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Jaboticaba - Presente de Minha Esposa Empty Re: Jaboticaba - Presente de Minha Esposa

Mensagem  diegosanta049 Qui Nov 29, 2012 8:30 am

Debora e Rocha, muito bom trabalho....
Por incrivel que pareca tenho apenas uma jaboticaba que ganhei cheia de frutos, mas tenho medo de trablhar a planta, entao venho pedir orientações sobre a troca de substrato, esta planta esta no vaso a uns 10 anos com o mesmo solo, entao gostaria de saber se posso trocar todos solo lavando as raizes ou devo apenas fazer uns falso transplante cortando somente parte das raizes>>{
Qual o substrato para a especie?
diegosanta049
diegosanta049

Mensagens : 861
Data de inscrição : 15/04/2010
Idade : 41
Localização : Londrina

Ir para o topo Ir para baixo

Jaboticaba - Presente de Minha Esposa Empty Jaboticaba - Presente de Minha Esposa

Mensagem  Nelson Monteiro Qui Nov 29, 2012 8:47 am

Parabéns exposição simples e didatica, do principio ao fim. Quanto a borda do vaso: qual o tempo entre o vaso pronto e a colocação da borda e os pés? Se fizer riscos na borda do vaso e no local, onde serão colocados os pés, não melhoraria e daria melhor durabilidade a colagem ? Quais os ingredientes e quantidades na preparação da massa? Finalizando " para dizer que não falei de flores", gostei da sua jabu, pequena e simpatica, quando amadurecer dará bons frutos. Cordiais saudações Nelson
Nelson Monteiro
Nelson Monteiro

Mensagens : 80
Data de inscrição : 23/08/2011
Localização : Niteroi-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Jaboticaba - Presente de Minha Esposa Empty Jaboticaba, presente de minha esposa

Mensagem  Deborah e Rocha Qui Nov 29, 2012 9:31 am

Olá Átila, muito obrigado, pelo elogio, mas a gente tá começando, sou suspeitamente apaixonado por esta árvore, foi um presente muito especial dado pela minha Amada Esposa!

Valeu,

Deborah e Rocha


Última edição por Deborah e Rocha em Qui Nov 29, 2012 10:37 am, editado 1 vez(es)
Deborah e Rocha
Deborah e Rocha

Mensagens : 673
Data de inscrição : 19/06/2011
Idade : 45
Localização : Belém - PA

http://www.papachibebonsaiclube.wix.com/bonsaibelem

Ir para o topo Ir para baixo

Jaboticaba - Presente de Minha Esposa Empty Jaboticaba, presente de minha esposa

Mensagem  Deborah e Rocha Qui Nov 29, 2012 9:38 am

Weverton, muito obrigado pelo incentivo, quando a ganhei, o que me chamou a atenção é que os dois galhos mais grossos, eram muito longos, mas saíam da base, então com muito jeito e envolvendo os galhos com jornal torcido para proteger a árvore, tracionei os galhos até ficarem com a angulação que eles têm hoje! Depois eu fui forçando a brotação com podas e desfolhas constantes, acompanhadas de uma boa adubação com borra de café e torta de mamona enquanto estava no escorredor, na mamadeira, tem muita coisa orgânica que nem me lembro mais, tem de tudo, borra de café, torta de mamona, folhas, galhos, erva de chimarrão usada (sou catarinense e o chimarrão tá no sangue), 50% de terra preta bem adubada e curtida, um pouco de galinaça entre outras coisas, porque eu queria uma árvore pequena, então eu precisava turbinar na adubação, o que ajudou foi o clima e a planta que sempre foi muito resistente, mas ainda conserva um pouco do torrão original, não troquei tudo, por causa de uma entrevista na Revista como cultivar bonsai, em que o Fábio Antakly Noronha, fala muito bem das jabus... foi seguir os conselhos e adaptar o substrato para Belém e deu certo, a natureza foi a principal responsável. Bom é isso.

Um Grande Abraço

Deborah e Rocha


Última edição por Deborah e Rocha em Qui Nov 29, 2012 11:05 am, editado 2 vez(es)
Deborah e Rocha
Deborah e Rocha

Mensagens : 673
Data de inscrição : 19/06/2011
Idade : 45
Localização : Belém - PA

http://www.papachibebonsaiclube.wix.com/bonsaibelem

Ir para o topo Ir para baixo

Jaboticaba - Presente de Minha Esposa Empty Jaboticaba, presente de minha esposa

Mensagem  Deborah e Rocha Qui Nov 29, 2012 9:54 am

Olá Diego, cara eu sempre fiz falsos transplantes nesta pequena, como: com exceção desta última intervenção que foi para o vaso definitivo, todas as outras eu deixava um pouco de raíz para fora do torrão, para que entrasse em contato com o solo novo, na verdade só fiz dois transplantes antes do escorredor e da mamadeira, porque o torrão original era muito barro, então no espaço de oito meses mais ou menos eu fiz dois falsos transplantes, sem corte de raízes somente as penteando e deixando um pouco do torrão sem mexer, para sentir o solo novo e mais aerado, tinha muito medo de perdê-la, quando as raízes já tinham desenvolvido uns cinco dedos mais ou menos eu a coloquei no escorredor, até as raízes começarem a sair por baixo foram mais seis meses, daí mamadeira até hoje, na mamadeira eu usei de tudo como eu falei pro Weverton, no escorredor 50% de matéria orgânica e 50% de predrisco fino e areia grossa, para o desenvolvimento das raízes e descida para a mamadeira. O Fábio Antakly tem uma matéria muito boa explicando sobre as jabuticabeiras, ele mora em baixo no mapa e fez podas drásticas ao ponto de lavar as raízes com jato de água e corte no "toco" do tronco principal, começando a árvore do zero, nunca fiz isso nesta jaboticaba, porque as brotações vinham de baixo então só fiz trabalhar a copa, tracionando-a! sou suspeito porque aqui no Pará o clima favorece muito ao crescimento reto dos galhos por causa das estações chuva estiagem, tive que adaptar. Tenho outra jaboticaba que fiz de semente, a pelei no toco, zerei ela todinha este ano, e ela respondeu loucamente pois começei a utilizar: torta de mamona, borra de café e aminomix no substrato, neste fim de semana passado a tracionei novamente depois posso postá-la, mas ainda é só um esboço... mas cuida com a troca de substrato aí embaixo, aqui é sempre quente, as plantas quase nunca entram em completa latência, estão sempre crescendo, acho que se eu fosse morar no meu estado (SC), teria que reaprender tudo de novo, aqui é exceção, mas acredito que tu consigas sim fazer um transplante completo, minha opinião posta umas fotos dela de todos os lados e leva ela com calma, não precisa ter pressa para finalizá-la! Creio que os amigos do fórum tenham informações mais condizentes que as minhas em relação ao clima daí! Qualquer coisa e se pudermos ajudar é só nos contatar! Espero que tenha podido ajudar em algo, não te esquece que estamos no começo, somos somente aprendizes!

Um Grande Abraço,

Deborah e Rocha


Última edição por Deborah e Rocha em Qui Nov 29, 2012 10:38 am, editado 1 vez(es)
Deborah e Rocha
Deborah e Rocha

Mensagens : 673
Data de inscrição : 19/06/2011
Idade : 45
Localização : Belém - PA

http://www.papachibebonsaiclube.wix.com/bonsaibelem

Ir para o topo Ir para baixo

Jaboticaba - Presente de Minha Esposa Empty Jaboticaba, presente de minha esposa

Mensagem  Deborah e Rocha Qui Nov 29, 2012 10:37 am

Olá Sr. Nelson, obrigado pelo incentivo, somos muito humildes na arte, mas vou passar o que fazemos com os nossos vasos:

Em média levo dois dias para cada vaso, como só temos o fim de semana para lidar com os bonsai, começamos os vasos na sexta-feira à noite.

1º - neste vaso canelado oval que eu fiz para o resedá sokan, experimentei algo novo, como as paredes da forma não eram lisas e eu queria que o relevo ficasse bem marcado, fiz uma nata de cimento e apliquei como base para as paredes do vaso propriamente ditas, assim o relevo da forma ficou bem marcado e liso: untei a forma com óleo de cozinha usado como desmoldante. O ponto da nata de cimento é uma pasta que solte facilmente da colher e agarre na forma, daí só o Sr. testando, como não temos muitos vasos em Belém já fiz alguns e peguei o jeito... não pode estar aguada!
Obs: a nata é para as paredes, antes tem que sentar o fundo! Não esquecer de bater a forma até que o fundo fique uniforme e bem espalhado.

2º - coloco o fundo se for vaso pequeno basta 1cm de massa, se for grande 0,5cm e depois uma tela para dar estrutura e uma segunda camada de massa de mais 0,5cm, espera puxar a massa para depois erguer as paredes cerca de 1/2 hora.

3º - Depois da nata puxar uns 15 min. ou 20 min. Ergui de uma única vez as paredes de que forma: com quatro camadas finas de cimento, ela não escorre e adere facilmente, isto diminui o tempo pois as camadas mais finas puxam mais facilmente que camadas grossas levantadas de pouco em pouco, são camadas realmente finas 3 ou 4 mm por vez, o traço desta massa foi: 1 parte de cimento, 2 partes de areia e 1/2 parte de argamassa para sentar pisos, ajuda a não quebrar o vaso. Neste etapa também faço os furos de drenagem e ancoramento do vaso.

4º - Quando as paredes estiverem puxado o suficiente para o acabamento interno, levanto com calma a borda fazendo com que o cimento fique para fora da forma e acima da borda, para depois poder moldá-lo. quando o cimento tiver puxado pego como dica do Luciano uma faquina que eu tenho somente para isso, corto a borda excedente como se fosse pão de que modo, do meio para a borda caso contrário a parede quebra.

5º - Ajeito a parede interna do vas tirando excessos ou complementando com massa.

6º - Deixar secar até o outo dia de manhã. (sábado)

7º - Se estiver no ponto desenformar com cuidado: empurre o centro da forma (onde tem o furo de drenagem para soltar o fundo do vaso) para baixo. Afaste as paredes com cuidado para soltá-las.

8º - Coloque uma tábua reta ou alguma superfície lisa sobre a forma para poder virá-la sem quebrar o vaso como se fosse desenformar um pudim! coloque sobre uma superfície nivelada, daí não precisa se preocupar que se tiver que acertar depois é nos pezinhos!

9º - neste ponto: marque o local dos pés para que fiquem harmônicos e alinhados, no nosso caso os moldes são aqueles pezinhos de vasos plásticos para mausai. rsrsrs. Então os enchemos com o seguinte traço, 1 parte de cimento para duas de areia sem argamassa, pois os pés precisam ser resistentes, colocamos os moldes cheios no vaso e tiramos o excesso. 2 horas depois já é possível remover o molde dos pés com cuidado com uma lâmina fina de estilete. Neste ponto corrigimos os pés e cortamos os excessos para acertá-los.

10º - Fazemos um molde com tampa de pote de margarina ou goiabada, o material deve ser fino o suficiente para esculpir a borda e forte o bastante para não quebrar, cuidar para que o tamanho da borda fique proporcional e que tenha um formato de trapézio para que a borda seja mais grossa em contato com o vaso e mais fina na extremidade, diminui a chance de quebrar (neste vaso a borda tem 1,5 cm de largura por 0,5 cm de espessura) encha a lateral com massa no mesmo traço dos pés, deixe puxar e esculpa com cuidado, deixar secar o dia todo!

11º - Sábado à noite, dar acabamento no vaso de acordo com o desejo, vaso liso, vaso rugoso, o importante é não deixar falhas na estrutura quando moldado, nossa escolha para este vaso foi fazê-lo liso. Deixar secar até domingo de manhã e já pode usá-lo sem problemas!

Notas:
1 - Deixar o vaso secar sempre à sombra para não rachar
2 - Não se preocupe com a irregularidade interna enquanto estiver levantando as paredes, pois ajuda a sustentar as camadas de massa e pode ser corrigido depois no acabamento
3 - Cuidar quando fizer os furos de drenagem para não quebrar a estrutura do vaso
4 - se for vaso grande: corte o sombrite ou o saco de cebolas daqueles vermelhos, antes de colocar no vaso, depois não vai ter como fazer os furos de drenagem!
5 - Se estiver desnivelado é só lixar os pezinhos até nivelar o vaso, pronto pode usar.

Bom Sr. Nelson é isso, desculpe a delonga, procuramos detalhar o mais que pudemos para ter um passo-a-passo decente, se tiver mais alguma dúvida sobre a nossa confecção de vasos pode ficar a vontade, desculpe nossa pretensão não é intencional, mas tivemos que fazer nossos próprios vasos, porque aqui é difícil de encontrar, não queremos ensinar nada a ninguém, nem temos cacife para isso, é só um passo-a-passo de como fazemos os nossos vasos... se puder de alguma forma ajudar, nos sentiremos honrados!

Muito Obrigado pelo seu incentivo! Se algum dia pudermos gostaríamos de conhecer o Sítio, nos desculpe pois até agora não pudemos nos cadastrar no PGBC! Quando der o faremos...

Um Grande Abraço,


Deborah e Rocha
Deborah e Rocha
Deborah e Rocha

Mensagens : 673
Data de inscrição : 19/06/2011
Idade : 45
Localização : Belém - PA

http://www.papachibebonsaiclube.wix.com/bonsaibelem

Ir para o topo Ir para baixo

Jaboticaba - Presente de Minha Esposa Empty Re: Jaboticaba - Presente de Minha Esposa

Mensagem  diegosanta049 Qui Nov 29, 2012 10:58 am

Obrigado pelas dicas...
diegosanta049
diegosanta049

Mensagens : 861
Data de inscrição : 15/04/2010
Idade : 41
Localização : Londrina

Ir para o topo Ir para baixo

Jaboticaba - Presente de Minha Esposa Empty Jaboticaba, presente de minha esposa

Mensagem  Deborah e Rocha Qui Nov 29, 2012 11:10 am

Diego quando eu chegar em casa, vou olhar a minha revista eu te dou certinho o nome, edição e páginas, o cara é fera, vai te ajudar muito, a mim foi fundamental, pois como eu ganhei de presente da minha esposa, tenho muito ciúme dela e morro de medo de perdê-la... ela já esta brotando no fim de semana devo postá-la...

Dá uma olhada no post de duranta do Luciano respondemos... folhas pretas desfolha completa! ela brota vigorosamente, pode adubá-la se quiser ajuda na recuperação da folhagem; as nossas ao menos respondem bem!

Um Grande Abraço,

Deborah e Rocha
Deborah e Rocha
Deborah e Rocha

Mensagens : 673
Data de inscrição : 19/06/2011
Idade : 45
Localização : Belém - PA

http://www.papachibebonsaiclube.wix.com/bonsaibelem

Ir para o topo Ir para baixo

Jaboticaba - Presente de Minha Esposa Empty Re: Jaboticaba - Presente de Minha Esposa

Mensagem  atila Qui Nov 29, 2012 9:15 pm

Legal. Meus 2 últimos vasos de cimento foram um total desastre. Total falta de paciência!!!
atila
atila

Mensagens : 286
Data de inscrição : 25/02/2012
Localização : Valença RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Jaboticaba - Presente de Minha Esposa Empty Jaboticaba, presente de minha esposa

Mensagem  Nelson Monteiro Qui Nov 29, 2012 9:21 pm

Valeu, obrigado pela atenção. Saudações Nelson
Nelson Monteiro
Nelson Monteiro

Mensagens : 80
Data de inscrição : 23/08/2011
Localização : Niteroi-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Jaboticaba - Presente de Minha Esposa Empty Jaboticaba, presente de minha esposa

Mensagem  Deborah e Rocha Sex Nov 30, 2012 7:57 am

Átila, não esquenta o vaso redondo acabou ficando sem borda por desastre, mas é normal, o jeito é começar tudo de novo!

Um Abraço


Deborah e Rocha
Deborah e Rocha
Deborah e Rocha

Mensagens : 673
Data de inscrição : 19/06/2011
Idade : 45
Localização : Belém - PA

http://www.papachibebonsaiclube.wix.com/bonsaibelem

Ir para o topo Ir para baixo

Jaboticaba - Presente de Minha Esposa Empty Jaboticaba, presente de minha esposa

Mensagem  Deborah e Rocha Sex Nov 30, 2012 8:01 am

Seu Nelson, se pudemos ajudar fico feliz, já quebrei muito vaso até acertar a massa e pegar as manhas, agora a gente vai praticar pois temos muitos vasos para fazer, mas todo o reconhecimento deve ser dado ao Mestre Sergivaldo de quem eu primeiro vi a iniciativa de postar algo sobre vasos de cimento e ao Luciano, dois bonsaistas espetaculares! Um Grande Abraço ao Senhor, se o Sr. me permitir vou lhe pedir um favor, sempre que o Senhor e a dona Angela puderem postem as fotos das jabus e das acerolas do sítio, sou apaixonado por todas elas e um grande admirador do Sítio (Sr. Jair. Sr. Nelson e D. Angela)!

Um Grande abraço a todos do PGBC

Deborah e Rocha
Deborah e Rocha
Deborah e Rocha

Mensagens : 673
Data de inscrição : 19/06/2011
Idade : 45
Localização : Belém - PA

http://www.papachibebonsaiclube.wix.com/bonsaibelem

Ir para o topo Ir para baixo

Jaboticaba - Presente de Minha Esposa Empty Jaboticaba - Presente de Minha Esposa - Atualizando em 15/12/2012

Mensagem  Deborah e Rocha Sáb Dez 15, 2012 11:49 am

Gente só atuzalizando.

Jaboticaba - Presente de Minha Esposa QQAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82s8yZY044i2B5JLe_EUH5sgHHXWorwyFTPywGLBZK0rsqdor7sQCynf_MMsQ9yQx-j_h3W8cXO3JxgR45v7sm6UAJtU9VB69GxaxGNeGGYPOvbMgY614VbdvQ

Foto de 15/12/2012

Deborah e Rocha
Deborah e Rocha
Deborah e Rocha

Mensagens : 673
Data de inscrição : 19/06/2011
Idade : 45
Localização : Belém - PA

http://www.papachibebonsaiclube.wix.com/bonsaibelem

Ir para o topo Ir para baixo

Jaboticaba - Presente de Minha Esposa Empty Re: Jaboticaba - Presente de Minha Esposa

Mensagem  Angela Sáb Dez 15, 2012 12:16 pm

Deborah & Rocha !!!!
Vocês deram uma verdadeira aula de como fazer vasos.
Agora, quem puder, é só colocar mão na massa de verdade.
Nelson tem condições de fazer vasos iguais aos de vocês.
Ainda aguardo a entrada de vocês no nosso mini forum.
Sempre que lembrar fotografarei as jabutis e outras plantas e as postarei.
Bjs
Angela
Angela

Mensagens : 1006
Data de inscrição : 09/03/2011
Idade : 80
Localização : Niterói

Ir para o topo Ir para baixo

Jaboticaba - Presente de Minha Esposa Empty aboticaba presente de minha esposa

Mensagem  Deborah e Rocha Seg Dez 17, 2012 9:04 pm

Olá D. Angela, é muita bondade sua, somente colocamos o passo-a-passo dos nossos vasos, depois de ter batido muita cabeça... hehehe, quanto ao PGBC, deixa a gente ter uma folguinha e a Senhora não vai mais ter sossego, obrigado pelo Carinho, mas a verdade é que não temos tido muito tempo, estamos só minha esposa e eu pra dar conta de tudo... muita correira, andamos até sumidos daqui, porque o tempo está muito corrido para postar, normalmente só damos uma olhada para matar a vontade e só, mas a Senhora deixa estar... Muito obrigado novamente pelo carinho e pelo apoio, é com o incentivo de vocês que estamos crescendo...

Um Grande Abraço a Senhora e a todos os amigos do PGBC.


Deborah e Rocha
Deborah e Rocha
Deborah e Rocha

Mensagens : 673
Data de inscrição : 19/06/2011
Idade : 45
Localização : Belém - PA

http://www.papachibebonsaiclube.wix.com/bonsaibelem

Ir para o topo Ir para baixo

Jaboticaba - Presente de Minha Esposa Empty Re: Jaboticaba - Presente de Minha Esposa

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos