Arte Viva...
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ficus boni ,procurando ideias

4 participantes

Ir para baixo

ficus boni ,procurando ideias  Empty ficus boni ,procurando ideias

Mensagem  samerali Qua Ago 17, 2011 1:04 am

bom pessoal sou novo por aqui .. jah a algum tempo cultivo alguns bonsais , pré bonsais e algumas mudas q nunca viraram bonsais(acho q tds já fizeram isso alguma vez Razz) ...essa semana encontrei abandonada uma muda(era um pré hj nem isso mais pode ser chamada jajajajajaja), que foi um presente para um amigo, jah a mais de 3 anos ...ele largou naum podou naum cuidou e segundo ele replantou no vaso atual cerca de 6 meses apos ter ganhado(ou seja lah pro fim de 2008) ,,,fez algumas podas e nunca mais mecheu ..resumindo ..peguei ela de volta ..nos meus arquivos encontrei essa foto que é de 2005 (servira de referencia para ter ideia do tamanho da rocha ,,,)
ficus boni ,procurando ideias  Bonsai2005

agora estou em duvida de como reforma-la pois a encontrei assim
ficus boni ,procurando ideias  Bonsai1

dei uma olhada por alto e fiquei em duvida do q fazer ow naum fazer ...tirei os toquinhos de galhos mortos no tronco,e ja deixei num ponto que praticamente sumirão quando cicatrizar...
mais fiquei em duvida de como seria a melhor forma de recuperar a planta ...sei que dês do começo ela era muito alta pra grossura do tronco e pra falar a verdade naum engrossou quase nada com os cuidados que recebeu..fiz um esboço da minha ideia pouco estudada e gostaria da opinião de vcs
ficus boni ,procurando ideias  Bonsai2
a linha amarela eh onde mais ou menos eu acredito estar a ponta da rocha que esta pra fora da terra e bem enraizada nessa parte (maioria de raizes finas mais bem proliferadas)
as vermelhas pra onde modelaria os galhos (e o de baixo na direita na foto esta quebrado porem bem vivo e jah cicatrizado mais quebrado naum tem como mecher muito nele por uns tempos),o terceiro de baixo pra cima iria para traz e mais dobrado para baixo do que está (naum consegui desenhar direito isso)
as linhas azuis são as podas que imaginei porem fiz uma linha verde pensando em deixar aquela parte pra crescer sem poda nem nada para forçar o engrossamento do tronco que tem cerca de 2,5cm de espessura na região logo a baixo do primeiro galho .
tambem estou pensando em enterrar ela até os primeiros dois galhos para favorecer a formação de umas raizes aereas nesses galhos para ficarem ao lado da rocha .
sei que eh um projeto estranho que foge todas ou quase todas as regras dos bonsais porem acho que pode ficar uma planta bem interessante . e ficaria uma planta considerada quase um bonsai gigante pois esta com 115cm contando apartir do chão ao topo .
que ideias me dariam ou oque acharam dessa???
qm sabe daqui mais uns 5 anos naum vira uma mini grande arvore Wink
samerali
samerali

Mensagens : 126
Data de inscrição : 17/08/2011
Idade : 41
Localização : são paulo

Ir para o topo Ir para baixo

ficus boni ,procurando ideias  Empty Re: ficus boni ,procurando ideias

Mensagem  Leonardo Couto Qua Ago 17, 2011 2:19 am

Cara, minha opinião...
Poda drástica, deixe apenas três galhos, os dois de baixo e um como ápice...
Contanto que você não tire as folhas da ponta do ramo, ela começa o backbudding fácil, fácil..
A minha eu fiz a técnica da mamadeira e triplicou a grossura em apenas dois anos...
Bastante alimento orgânico, e pra ajudar no desenvolvimento das raízes durante o processo de construção vaso de plástico preto para gerar mais calor e acelerar o crescimento...
Vai bem com tração e poda para construir a estrutura...
No estilo, pense mais pra frente...
Eu penso e faço assim e tem dado certo...
Leonardo Couto
Leonardo Couto

Mensagens : 104
Data de inscrição : 15/05/2011
Idade : 36
Localização : Nova Friburgo

http://www.leonardocoutoartebonsai.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

ficus boni ,procurando ideias  Empty Re: ficus boni ,procurando ideias

Mensagem  Fábio Gen Qua Ago 17, 2011 9:58 am

Bom dia Samerali... primeiramente prazer em te conhecer... se me permite, achei interessante a plantinha e tem grande potencial pra virar um belo exemplar, num tempo relativamente curto por se tratar de um ficus, espécie de ótimo trabalho.
Nesse caso cuidado pois esta espécie de ficus perde muito facilmente os galhos... cuidado ao manusear!

Primeiro é legal ver uma coisa. Esse estilo sobre rocha é um estilo muitooo legal e tem todo o seu contexto. Na minha visão fica estranho vc colocar um conjunto sobre rocha e uma copinha certinha em cima. A copa e os galhos precisam ter movimentos mais radicais pra acompanhar o estilo. Olhe pra planta e tente entender o que eu digo! Tipo, transplantar ela com uma queda pra esquerda. O tronco ficaria caído pra esquerda, com um angulo! Entende? Qualquer coisa, pegue seu monitor e gire ele como um volante fazendo a curva pra esquerda, uns 30 a 40 graus...

Cara, vou por partes pra tentar ficar mais fácil de entender o que vi em sua planta.

1 - SOLO: Notei que tá muito compacto!! Já que está transplantado há aproximadamente 6 meses como vc falou, ele já está legal! Então, transplante em uma bacia com uma mistura bastante drenante com pedrisco médio e apenas uns 20% de terra preta! Já transplante na posição que pensar pra final do bonsai, digo com a pedra a mostra, enterrando apenas o que tem que ser enterrado, a parte do raizame de alimentação! Cubra com lâminas de câmara de pneu toda a raíz que fica amostra agarrada na pedra!! Isso ajudará na maior recuperação e criação de raízes ali, e no agarre! Não esquece de após o transplante utilizar um hormônio legal pela mudança radical de solo!

2 - ESTRUTURA/COPA: Realmente como o Leo falou, é muito alta pro que pode virar... poda drástica ou alporque se quiser aproveitar a ponteira da planta! O local, no seu traço verde para tornar o galho logo abaixo a esquerda o novo ápice... e no tracinho azul se quiser fazer do galho logo abaixo a direita o novo ápice (o que eu faria para combinar com a queda da planta pra esquerda)... uma das duas... aí com a planta na sua frente, com melhor visão, vc pode escolher melhor, principalmente se o galho ainda está maleável pra levar ele pra ápice! Esses dois galhos lá de baixo tem problemas na minha visão. Ambos nascem no mesmo nível e estão nascendo muito próximo a base. Eu retiraria os dois!!! Pois com a poda drástica, vc estaria estimulando o surgimento de novos galhos pelo tronco! Os dois galhos logo acima, que vc sugeriu tirar, eu deixaria, pois vejo que nascem nos locais legais... nas curvas do movimento do tronco... apenas arame eles! Acho que é isso... arame tb o ápice o definindo legal e seus galhos de composição (pros lados). Não esquece da desfolha da planta. Faz como o Leo sugeriu, deixe as plantas das pontas dos galhos pra estimular a seiva! Senão pode secar o galho!

Tem a opção de virar uma semi cascata com o primeiro galho lá debaixo que eu sugeri tirar da esquerda. Nesse caso o galho logo acima dele, a direita tb, viraria novo ápice... mas aí é questão de gosto. Na minha opinião, ficará legal como disse acima!

Cara, depois de umas 3 semanas feito o transplante e todo trabalho, comece a bombar no adubo, principalmente N... ela tenderá a encher e surgir novos galhos para já ir pensando no próximo passo!!!

Desculpe ser extenso e espero ter ajudado. Qualquer dúvida me pergunte! E amigos do forum, estou aberto pra críticas e sugestões na minha opinião deste projeto!

Fábio Gen
Fábio Gen

Mensagens : 541
Data de inscrição : 08/11/2010
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

ficus boni ,procurando ideias  Empty Re: ficus boni ,procurando ideias

Mensagem  samerali Qua Ago 17, 2011 10:40 am

acho que me expressei mau ...sou dislexico tenho serios problemas com a escrita , escrevo muito confuso as veses ....a planta foi replantada 6 meses depois q eu doei ,,,por volta de agosto de 2008 Razz ...e o substrato que ela esta eh pedra casca de arvo de pedaços de mais de 1 cm e uma mistura de terra areia 1:1....o mlk disse que leu na net e que falava pra fazer assim hahahahahah ....

agora uma coisa ..vc fala de arame ..porem acredito que para o ficus boni dado a sua fragilidade nos galhos seja melhor tracionar bem suavemente e ir mudando a posição aos poucos ateh o formato desejado para evitar rupturas ...e plantinha q quebra facil viu Razz ..oque achas??

quanto as tecnicas propriamente estou bem familiarizado isso naum eh problema pra mim Wink oque me pega eh a estetica ......depois vou postar mais fotos de alguns trabalhos em andamento ...
samerali
samerali

Mensagens : 126
Data de inscrição : 17/08/2011
Idade : 41
Localização : são paulo

Ir para o topo Ir para baixo

ficus boni ,procurando ideias  Empty Re: ficus boni ,procurando ideias

Mensagem  Luciano Benyakob Qua Ago 17, 2011 11:26 am

Samerali, Bem vindo companheiro de Dislexia.
Por favor coloca tua cidade e completa teu perfil.
Desde já agradeço.
Luciano Benyakob
Luciano Benyakob
Admin

Mensagens : 12359
Data de inscrição : 10/06/2008

https://arte108.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

ficus boni ,procurando ideias  Empty Re: ficus boni ,procurando ideias

Mensagem  samerali Qua Ago 17, 2011 2:31 pm

fabio gostei da sua ideia da semi cascata ..

fiz o replantio ...em uma caixa grande ...45cm ...fiz as podas drasticas em uma parte e deixei a owtra a ser podada ainda ,fiquei encanado de matar a planta se podasse tudo que queria .. mais fica trabalho pra daqui uns tempinhos a reforma do q vai ser a cascata

ficus boni ,procurando ideias  Bonsa3

tive um probleminha no replantio e derrubei tudo oque deu no resultado q acabei por quebrar o broto que tinha na ponta do galho mais grosso encima (o segundo galho)... tambem owtro problema foi que naum existiam raizes pra baixo da pedra pois a pedra tomava o fundo do vaso todo e naum um pouco acima como eu acreditava ...
no fim das contas optei por replantar com a rocha na altura que eu queria mas enterrei com um saco as raizes que sobraram ai com o tempo eu vou tirando aos poucos o saco ateh que fique somente a rocha , a terra vai saindo por ação do tempo mesmo conforme for tirando o plastico ...jah fiz um trabalho assim que resultou numa bela raiz ..mais com as muitas mudanças de casa q eu tive ,acabei tendo que me desfazer de quase todos bonsais ...e hj morando numa casa com espaço estou aos poucos voltando a ativa ...
substrato ...usei 50% areia 50% terra comum de jardinagem dessas adubadas ... achei q ficou meio argiloso demais porem naum parou muita agua na primeira rega ...
ainda falta aramar o galho da cascata mais soh vou fazer isso após podar e escolher a forma q vou querer exatamente ... jah esta tudo na cabeça mais ateh rebrotar e tudo isso eu ainda mudo de ideia kkkkk
samerali
samerali

Mensagens : 126
Data de inscrição : 17/08/2011
Idade : 41
Localização : são paulo

Ir para o topo Ir para baixo

ficus boni ,procurando ideias  Empty Re: ficus boni ,procurando ideias

Mensagem  Luciano Benyakob Qua Ago 17, 2011 5:34 pm

Agora é que consegui ler o texto do Fábio, foi extremamente correto.
Luciano Benyakob
Luciano Benyakob
Admin

Mensagens : 12359
Data de inscrição : 10/06/2008

https://arte108.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

ficus boni ,procurando ideias  Empty Re: ficus boni ,procurando ideias

Mensagem  Fábio Gen Qui Ago 18, 2011 11:37 am

Isso.... legal seus procedimentos... a perda do broto na ponta, não quer dizer que vá perder o galho... seria apenas melhor... mas ele volta...
Com relação as raízes, aos poucos vai subindo a pedra e a deixando mais a mostra...
Pois é... os galhos são muito sensiveis e quebradiços... mas em semi cascata não fica legal tracionar... tem que ser arame mesmo... Vai colocando arame bem fino, de 1,5mm... se não der, passe mais um até dar... Os mais finos são melhor de se trabalhar e o risco de perder galhos diminui!

Solo.... ainda acho muito denso pra geração de raízes do ficus... utilizaria quase tudo pedrisco médio mesmo... esse solo que vc tá usando retém água demais e nunca vai secar.... enfim... é questão de ir acompanhando a umidade sempre... e se está compactando... digo isso pq por problema de umidade já perdi muita coisa... é o meu maior problema.. as folhas vão amarelando e já era... ou então fazem surgir uma série de pragas... no meu caso cochonilas...

Ah, outra coisa interessante que já notei em ficus, é que em bastante sol, ela brota mais... ela gosta muito de sol!

Desculpe ser muito extenso... mas são apenas algumas coisas que pretendo compartilhar como uma ajuda... e se vc não concordar com alguma coisa, por favor, pode falar... estaremos eternamente aprendendo!
Fábio Gen
Fábio Gen

Mensagens : 541
Data de inscrição : 08/11/2010
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

ficus boni ,procurando ideias  Empty Re: ficus boni ,procurando ideias

Mensagem  samerali Ter Ago 23, 2011 12:50 pm

então ... depois da primeira noite e muita chuva aqui ...troquei o solo realmente estava muito compacto ....acrescentei fibra de coco e ficou bem drenado agora ...
outra coisa ... se estudar oque eh indicado para os ficus vai encontrar muitas literaturas que dizem que o ideal pras maioria das especies são pelomenos 5 hrs de sol direto (embora seja indicada para dentro de casa tb,,oque torna dificil compreender as informações sobre as especies ,ow ela eh de sol ow de sombra no meu conceito ...mais por se tratar de uma planta resistente ela se adequa bem aos dois tipos de local ) ...se ela tolera muito bem o sol com certeza vai fazer mais fotossintese e vai crescer mais qnt mais sol tiver (logico se bem alimentada e tudo mais ) ...a fisiologia do ficus eh interessantissima pois se adapta bem ao encharcado se naum mofar (vive em mangue tranquilamente ) ...vive dentro de casa ,fora ,com pouco ow muito sol ,eh uma planta que me encanta por viver em qualquer lugar praticamente (soh naum tolera escuro)...jah cultivei uma com as raizes no aquario de peixes Very Happy...

obrigado pelas informações ...vou seguis postando as atualizações do projeto ...
samerali
samerali

Mensagens : 126
Data de inscrição : 17/08/2011
Idade : 41
Localização : são paulo

Ir para o topo Ir para baixo

ficus boni ,procurando ideias  Empty Re: ficus boni ,procurando ideias

Mensagem  samerali Seg Ago 29, 2011 9:05 pm

será?
não estou certo ...oque acham ???

ficus boni ,procurando ideias  Bonsa4
samerali
samerali

Mensagens : 126
Data de inscrição : 17/08/2011
Idade : 41
Localização : são paulo

Ir para o topo Ir para baixo

ficus boni ,procurando ideias  Empty Re: ficus boni ,procurando ideias

Mensagem  samerali Seg Ago 29, 2011 9:07 pm

não sou lah muito bom com desenhos mais eh mais ou menos essa minha ideia ...talvez seguindo essa curva que eu desenhei na cascata ou a curva que o galho jah tem somente inclinando mais ...qual a opinião d vcs??
samerali
samerali

Mensagens : 126
Data de inscrição : 17/08/2011
Idade : 41
Localização : são paulo

Ir para o topo Ir para baixo

ficus boni ,procurando ideias  Empty Re: ficus boni ,procurando ideias

Mensagem  Fábio Gen Ter Ago 30, 2011 11:09 am

Isso aí... belo caminho... muito legal a projeção!
Fábio Gen
Fábio Gen

Mensagens : 541
Data de inscrição : 08/11/2010
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

ficus boni ,procurando ideias  Empty Re: ficus boni ,procurando ideias

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos