Arte Viva...
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Bougainvilea

+4
Luciano Benyakob
Deborah e Rocha
Jean Massumi
atila
8 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Bougainvilea Empty Bougainvilea

Mensagem  atila Dom Ago 19, 2012 8:42 pm

Comprei essa planta em fevereiro desse ano, e estou tentando transformá-la em algo decente, talvez um Sokan. Preciso de sugestões. O que acham? Tá bem zuada ainda a forma, por causa de uma pequena floração que tá surgindo, mas acho que vai ficar legal no futuro.

[img]Bougainvilea 11802012
By [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] at 2012-08-19[/img]

RESET: fevereiro 2012
[img]Bougainvilea 2032012
By [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] at 2012-08-19[/img]

Junho de 2012:
[img]Bougainvilea 52052012
By [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] at 2012-08-19[/img]

Como está hoje:
[img]Bougainvilea 919ago
By [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] at 2012-08-19[/img]

Mais ou menos como imagino: Claro com muito mais brotações.
[img]Bougainvilea 43567983
By [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] at 2012-08-19[/img]

Verso: outra possível frente!?
[img]Bougainvilea 90759856
By [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] at 2012-08-19[/img]

Pretendo envasá-la daqui a algumas semanas, ai volto atualizar.

Abraço
atila
atila

Mensagens : 286
Data de inscrição : 25/02/2012
Localização : Valença RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Bougainvilea Empty Re: Bougainvilea

Mensagem  Jean Massumi Dom Ago 19, 2012 9:31 pm

Fala Atila blz???
Para um sokan,na minha opinião, talvez a bifurcação teria q estar mais baixa...mas é duro falar porr foto.
Esse 1o galho é bem interessante.Tem bom movimento,tem boa espessura.Pergunta:o q vc pretende fazer com o tamanho desse galho?vejo aí 3 possibilidades:
1)Para um sokan ele ta legal...funciona como um 2o tronco mesmo,só tem o lance dele sair muito alto(talvez uma alporquia um pouco abaixo da bifurcação resolvesse)
2)Moyogi classico,ele ta meio ereto...talvez uma poda na parte superior dando uma continuidade à linha q sai do tronco principal...na altura daquela cicatriz...
3)deixar a copa fechar e esconder td..
Cara,desculpa a intromissão,mas como vejo pelas suas plantas q vc é bem detalhista,resolvi abrir um dialogo..
Abraço
Jean Massumi
Jean Massumi

Mensagens : 133
Data de inscrição : 07/06/2010
Idade : 49
Localização : são Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Bougainvilea Empty Re: Bougainvilea

Mensagem  atila Seg Ago 20, 2012 6:07 pm

Blz Jean!!!??? Fico grato por teres opinado com tanta competência. Opiniões sinceras são muito melhores que elogios vazios.
Quanto a planta, realmente não está muito fácil de desenrolar esse projeto, porém gosto de desafios rsrsr, e também conto com ajuda dos amigos...
Bom, a opção 3 que você citou, realmente é muito tentadora rsrsrsrs, mas não é o que gosto de fazer.
Quanto ao moyogi, realmente é uma opção, se tudo o mais der errado...rsrsrsr, podendo envasar ela com uma inclinação para a direita para acentuar a curvatura.
E finalmente, o Sokan, como havia pensado. Gostei muito da sua ideia da alporquia no tronco, e vou perseverar mais um pouco nesse caminho pra ver no vai dar.
Peguei como inspiração essas 2 bougas aqui da foto. Dá uma olhada.

[img]Bougainvilea P54
By [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] at 2012-08-20[/img]
[img]Bougainvilea P45zu
By [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] at 2012-08-20

Provavelmente não chegarei nem perto dessas "masterpieces", mas que inspira isso é verdade.
Bom, essa é a ideia. Agora se vou conseguir, isso já são outros 500. rsrsrsr

Mais uma vez obrigado pela sua atenção, e um forte abraço.
atila
atila

Mensagens : 286
Data de inscrição : 25/02/2012
Localização : Valença RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Bougainvilea Empty Re: Bougainvilea

Mensagem  Jean Massumi Seg Ago 20, 2012 7:39 pm

Atila
Acho q sua bouga tem potencial p chegar nesse patamar sim..
P falar a verdade,as duas são lindas ,mas a 1a é muito mais agradavel p meu gosto..
Nota na 2a planta q o 1o galho (praticamente) paralelo ao tronco criou um espaço...um vacuo...não achei harmonico,pois chama muito a atenção.Uma planta com uma ramificação tão intensa nas extremidades ter um vacuo desse tamanho...
Na 1a planta,embora exista um pequeno vacuo,passa uma impressão de continuidade...e aqueles dois galhos pequenos fizeram a diferença...
Quero deixar claro q não tenho competencia p fazer nem 1/10 disso...mas to tentanto explicar um pto de vista..
Duro é dar tt movimento e conseguir tt ramificação...mesmo com essa qtde de peciolos,a ramificação e o movimento são estupendos...tem ideia de como promover essa ramificação com conicidade???
Jean Massumi
Jean Massumi

Mensagens : 133
Data de inscrição : 07/06/2010
Idade : 49
Localização : são Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Bougainvilea Empty Bouganvilea

Mensagem  Deborah e Rocha Ter Ago 21, 2012 12:25 am

Meu caro amigo, lindíssima planta com um potencial gigante, se permite minha humilde opinião gosto da frente sendo a da quinta foto, a primeira opção! Quanto ao desenvolvimento para chegar ao patamar que tu pretendes, não vou opinar, na verdade estou apanhando com duas bougas aqui em casa! mas isso é uma outra história!

Um grande Abraço


Deborah e Rocha
Deborah e Rocha
Deborah e Rocha

Mensagens : 673
Data de inscrição : 19/06/2011
Idade : 45
Localização : Belém - PA

http://www.papachibebonsaiclube.wix.com/bonsaibelem

Ir para o topo Ir para baixo

Bougainvilea Empty Re: Bougainvilea

Mensagem  Luciano Benyakob Ter Ago 21, 2012 7:44 am

Cara, Eu detesto Bouganville , mas você e Elcio estão com 2 plantas FENOMENAIS...
Luciano Benyakob
Luciano Benyakob
Admin

Mensagens : 12359
Data de inscrição : 10/06/2008

https://arte108.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Bougainvilea Empty Re: Bougainvilea

Mensagem  atila Ter Ago 21, 2012 7:23 pm

...tem ideia de como promover essa ramificação com conicidade???

Não tenho a mínima ideia, mas prometo morrer tentando. rsrs

Jean, na verdade penso que aquela área negativa seja uma característica própria do estilo, pra poder destacar claramente um tronco do outro. Repare como a copa menor complementa a maior, formando um único desenho, embora independentes entre si. Eu já acho o detalhe bem interessante, mas é apenas uma questão de gosto pessoal. e não estou conseguindo isso facilmente com a minha planta. Entendo perfeitamente seu ponto de vista. Também acho que não temos essa competência, AINDA!!! Mas é só uma questão de tempo até chegarmos lá, porém acho que temos que nivelar pelo alto, e sermos mais ousados e exigentes com nós mesmos. Pra poder evoluir sabe?
Já tinha até comprado um vaso pra ela, porém conversando contigo, abriram-se meus horizontes e resolvi bombar ela ao extremo até o ano que vem.
Obrigado Debora e Rocha, pela atenção. Vi a sua planta e ela também tem muito potencial. Tenho conseguido ramificar a minha com muita adubação orgânica poda e desfolha seguidas. Daqui 1 ano vão estar beemmm melhor as nossas plantinhas, eu espero.
atila
atila

Mensagens : 286
Data de inscrição : 25/02/2012
Localização : Valença RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Bougainvilea Empty Re: Bougainvilea

Mensagem  Frederico Cunha Ter Ago 21, 2012 7:48 pm

Atila, linda planta, a meu gosto partiria para o refinamento e vaso
muito bem direcionada
PARABéNS!!!!!!
Frederico Cunha
Frederico Cunha

Mensagens : 1388
Data de inscrição : 15/04/2010
Idade : 52
Localização : Inoã Maricá RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Bougainvilea Empty Re: Bougainvilea

Mensagem  Jean Massumi Ter Ago 21, 2012 8:09 pm

Oi Atila
Blz?
Com certeza um dialogo aberto é muito eficaz...eu aprendo muito aqui..principalmente com os exemplos das pessoas mais experientes...
Essa questão do estilo sokan é muito interessante.Nos livros e nos foruns tem altos debates a respeito.Os ortodoxos como Naka,Kobayashi e até o Hidaka,falam q a bifucarção do sokan deve ser o mais perto da linha do solo.Inclusive no livro I do Naka na pag 202 tem um pouco disso.Uma vez na Expo do Jardim Botanico,comprei uma piracanta do Hidaka cujas linhas eram muito semelhante à sua bouga.Eu falei q queria levar a piracanta sokan..ele respondeu:"Não é sokan...essa é moyogi..p ser sokan tem fazer alporquia aqui" e mostrou a linha bem proxima da bifurcação.
Da forma como aprendi,interpreto a sua bouga como uma variação do moyogi.Tronco único,não tronco duplo.Mas como falamos,é só uma questão de INTERPRETAÇÃO.
Nos exemplos belissimos q vc postou ,a 2a planta tb vejo assim,por isso q me incomodou aquele espaço.Não vejo o 1o galho complementando o tronco,mas roubando a cena...
Anyway,a planta é linda.E rratifico minha incompetencia...e estou de pleno acordo quando vc disse p sermos mais ousados e exigentes.
EVOLUÇÃO essa é a palavra
abraço
Jean Massumi
Jean Massumi

Mensagens : 133
Data de inscrição : 07/06/2010
Idade : 49
Localização : são Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Bougainvilea Empty Bouga do Átila!

Mensagem  Deborah e Rocha Qua Ago 22, 2012 7:46 am

Àtila, muito obrigado pela dica, Jean - creio que estamos num ponto fundamental da conversa, se vocês pararem para pensar, enquanto nossas plantas se desenvolvem, não estamos parados e acho que o Luciano está de certo modo conseguindo isso com a gente, vocês lembram daqueles dois posts: "Elementos por Sergivaldo Costa" e senão me engano "Sohin vamos debater?" O Luciano levantava justamente esta questão de nos tornarmos mais exigentes com nós mesmos, isso é importante, porque os caras lá de fora são extremamente exigentes e auto críticos, por isso eles conseguem esses resultados maravilhosos de ramificação e estrutura, outra coisa importantíssima é discutirmos para aprendermos! Isso faz mágica e os maiores beneficiados são nossos bonsai! Este fim de semana eu aprendi muita coisa com um Senhor que eu conheci numa feira tradicional aqui em Belém, gente sem sacanagem 15 minutos de conversa me elucidaram muitas dúvidas - e isso é muito bom, possuímos plantas que não temos a menor idéia de como trabalhá-las o que faremos as executaremos aqui no site! Bom são questões para debatermos e melhorarmos nossa técnica! Por enquanto é isso, gente um grande abraço para vocês!

Deborah e Rocha
Deborah e Rocha
Deborah e Rocha

Mensagens : 673
Data de inscrição : 19/06/2011
Idade : 45
Localização : Belém - PA

http://www.papachibebonsaiclube.wix.com/bonsaibelem

Ir para o topo Ir para baixo

Bougainvilea Empty Re: Bougainvilea

Mensagem  atila Qui Ago 23, 2012 12:19 am

É Jean... Não é a toa que o Hidaka é chamado de mestre! Entendo e concordo totalmente com o que ele disse, e entendo o que você quis dizer agora. Essa noite fiz a lavagem e poda de raízes dela ( amanhã posto as fotos ) E na hora de plantar, inclinei um pouco o tronco pra direita, como havia te dito. E adivinha??? Ficou um belo dum moyogi, ou seja, essa era a vocação natural da planta. O que não tinha enxergado antes por causa do ângulo que ela estava plantada quando a comprei. Gosto muito e respeito a escola japonesa por causa da disciplina e técnica impecáveis, mas como diz o Luciano tem muita coisa boa também fora da "ilha", como os taiwaneses por exemplo. Espero um dia chegarmos ao nível desses caras, Porque nós temos tudo aqui; as plantas, o clima, e a criatividade também.
atila
atila

Mensagens : 286
Data de inscrição : 25/02/2012
Localização : Valença RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Bougainvilea Empty Re: Bougainvilea

Mensagem  Angela Qui Ago 23, 2012 6:17 pm

Observando esta conversa para aprender mais.
Adoro bougainvileas e quando vejo uma conversa do nível que vocês estão levando....fico maravilhada.
No primeiro momento pensei...se minha fosse (parafraseando Hidaka San), retiraria o galho menor, faria dele um mamê.
Mas entendendo ou procurando entender as opiniões.....acho que mudei de opinião.
Angela
Angela

Mensagens : 1006
Data de inscrição : 09/03/2011
Idade : 80
Localização : Niterói

Ir para o topo Ir para baixo

Bougainvilea Empty Re: Bougainvilea

Mensagem  atila Sáb Set 22, 2012 8:05 pm

BLZ pessoal!!!??? Passando pra dar uma atualizada! Resolvi seguir as dicas do Jean; deixar de lado o Sokan e seguir a inclinação da planta pra moyogi.

Tirei todo o torrão de barro e lavei bem as raízes, podando as grossas e reduzindo a massa geral.
[img]Bougainvilea S6000064i
[/img]

Plntada em solo mais adequado agora. Com uma leve inclinação pra direita
[img]Bougainvilea 110pz[/img]

Retornando!
[img]Bougainvilea 85423701[/img]

Outro lado: (possível nova frente)
[img]Bougainvilea 81555065[/img]

Valeu galera! Podem criticar à vontade!

Abração!



atila
atila

Mensagens : 286
Data de inscrição : 25/02/2012
Localização : Valença RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Bougainvilea Empty Re: Bougainvilea

Mensagem  Jean Massumi Sáb Set 22, 2012 9:49 pm

Caraca maluco!!!!
essa é de responsa.....q potencia de nebari!!!

PS.Vi q vc bateu de frente com o "dotô otoridade" no outro forum...hahahahaha...parabens pela lucidez!!!
Jean Massumi
Jean Massumi

Mensagens : 133
Data de inscrição : 07/06/2010
Idade : 49
Localização : são Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Bougainvilea Empty Re: Bougainvilea

Mensagem  Frederico Cunha Sáb Set 22, 2012 11:45 pm

Que aula valeu
parabéns atila
Frederico Cunha
Frederico Cunha

Mensagens : 1388
Data de inscrição : 15/04/2010
Idade : 52
Localização : Inoã Maricá RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Bougainvilea Empty Re: Bougainvilea

Mensagem  Angela Dom Set 23, 2012 9:34 am

Gostei muito do que fez, Átila.
Parabéns e só aguardar e correr para o abraço.
Angela
Angela

Mensagens : 1006
Data de inscrição : 09/03/2011
Idade : 80
Localização : Niterói

Ir para o topo Ir para baixo

Bougainvilea Empty Re: Bougainvilea

Mensagem  atila Dom Set 23, 2012 10:21 am

Jean Massumi escreveu:Caraca maluco!!!!
essa é de responsa.....q potencia de nebari!!!

PS.Vi q vc bateu de frente com o "dotô otoridade" no outro forum...hahahahaha...parabens pela lucidez!!!

Pois é irmão! Perdi todo o tesão de postar lá.Tem gente que é muito arrogante mesmo! Nem voltei mais pra ver resposta. Não curto bate boca!

Obrigado pela força!

PS: Quero deixar claro que não sou contra o yamadori, pois também o pratico mas daí o cara arrancar 20 plantas!!! e não deixar nada no lugar... Pra mim é o mesmo que um caçador de passarinho faz.
Desculpem a sinceridade!


Última edição por atila em Dom Set 23, 2012 10:44 am, editado 2 vez(es)
atila
atila

Mensagens : 286
Data de inscrição : 25/02/2012
Localização : Valença RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Bougainvilea Empty Re: Bougainvilea

Mensagem  atila Dom Set 23, 2012 10:23 am

Frederico Cunha escreveu:Que aula valeu
parabéns atila

Nem tanto né Fred... Mas valeu irmão!
atila
atila

Mensagens : 286
Data de inscrição : 25/02/2012
Localização : Valença RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Bougainvilea Empty Re: Bougainvilea

Mensagem  atila Dom Set 23, 2012 10:26 am

Angela escreveu:Gostei muito do que fez, Átila.
Parabéns e só aguardar e correr para o abraço.

Valeu Ângela!!! Sempre com palavras de incentivo!!! Obrigado mesmo! Daqui pra frente agora é trabalhar a ramificação fina e arrumar um vasinho maneiro.
atila
atila

Mensagens : 286
Data de inscrição : 25/02/2012
Localização : Valença RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Bougainvilea Empty Bouganvilea

Mensagem  Deborah e Rocha Dom Set 23, 2012 10:23 pm

Belíssima planta Átila meus parabéns!


Um Grande Abraço

Deborah e Rocha
Deborah e Rocha
Deborah e Rocha

Mensagens : 673
Data de inscrição : 19/06/2011
Idade : 45
Localização : Belém - PA

http://www.papachibebonsaiclube.wix.com/bonsaibelem

Ir para o topo Ir para baixo

Bougainvilea Empty Re: Bougainvilea

Mensagem  atila Qui Jan 03, 2013 5:13 pm

Blz.. pessoal!? Dando uma atualizada nas fotos!!! Fiz um vaso de cimento e pintei de azul. É provisório, até conseguir coisa melhor.

Bougainvilea 64582380

Tá melhorando devagar...

Bougainvilea 80809087

Abraço a todos e feliz 2013!!!
atila
atila

Mensagens : 286
Data de inscrição : 25/02/2012
Localização : Valença RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Bougainvilea Empty Re: Bougainvilea

Mensagem  Ferrari Qui Jan 03, 2013 6:00 pm

Muito bonita sua planta. Parabéns.
avatar
Ferrari

Mensagens : 781
Data de inscrição : 01/09/2011
Idade : 73
Localização : Rio de Janeiro-Rj e Teresópolis-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Bougainvilea Empty Re: Bougainvilea

Mensagem  Luciano Benyakob Sex Jan 04, 2013 8:02 am

Competência incrivel.
Luciano Benyakob
Luciano Benyakob
Admin

Mensagens : 12359
Data de inscrição : 10/06/2008

https://arte108.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Bougainvilea Empty Bouganvillea

Mensagem  Deborah e Rocha Sex Jan 04, 2013 9:31 am

Átila meu caro amigo, tua árvore está maravilhosa, cara ela tá linda demais. Não tenho o que falar...

Um Grande Abraço e um bom ano novo pra ti e pra tua família


Deborah e Rocha
Deborah e Rocha
Deborah e Rocha

Mensagens : 673
Data de inscrição : 19/06/2011
Idade : 45
Localização : Belém - PA

http://www.papachibebonsaiclube.wix.com/bonsaibelem

Ir para o topo Ir para baixo

Bougainvilea Empty Re: Bougainvilea

Mensagem  atila Sex Jan 04, 2013 12:48 pm

Obrigado gente... Vindo de vocês é um grande estímulo, pode acreditar. Um dia a gente chega lá...
atila
atila

Mensagens : 286
Data de inscrição : 25/02/2012
Localização : Valença RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Bougainvilea Empty Re: Bougainvilea

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos