Arte Viva...
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Iniciante de Goiânia

5 participantes

Ir para baixo

Iniciante de Goiânia Empty Iniciante de Goiânia

Mensagem  Matheus Falcão Dom Jan 06, 2013 8:06 pm

Um oi pra todos! Fuçando pela internet achei esse fórum, me encantei. Muitas informações, um monte de plantas lindas!

Estou aqui para pedir uma luz, uma ajuda para os mais experientes na arte do bonsai. Entrei em contato pela primeira vez com a arte em uma feira de plantas de Holambra que aconteceu aqui na minha cidade, Goiânia-GO. Comprei uma Tuia Nana (que já aprendi que não é tuia, kkk) bem novinha, com cerca de 10 cm. De la para cá, comprei mais alguns exemplares, que na verdade não passam de mudinhas né, não sendo bonsai de verdade. Eu e minha namorada empolgamos com isso e começamos a brincar com isso, virou um hobbie. Hoje estou com a tuia nana, um pingo de ouro, uma érica japonesa, um romã, uma tuia holandesa, um buxinho, uma hicsória (nunca vi bonsai da espécie, mas acho que dá né) e algumas mudinhas de jabuticaba e pitanga. São de variados tamanhos, sendo que o buxinho eu comprei maior, uma muda de floricultura que eu dei uma podada, e a hicsória eu salvei da morte na chácara dos meus pais, também é maiorzinha.

Agora meu pedido, kkk, folgado né, ja chego pedindo. Queria conselhos de todos, quais espécies, se é melhor tentar trabalhar com plantas mais velhas, se alguém sabe de lugares que vendem mudas próprias pra bonsai aqui em Goiânia, tudo, kkk, qualquer coisa que eu puder aprender estou satisfeito.

Desde já muito obrigado a todos!
Matheus Falcão
Matheus Falcão

Mensagens : 163
Data de inscrição : 04/01/2013
Idade : 30
Localização : Goiânia-GO

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante de Goiânia Empty Re: Iniciante de Goiânia

Mensagem  Leandro Ferraz Dom Jan 06, 2013 8:59 pm

iai blz? Sou de Itapuranga-Goiás conhece?

Bem plantas mais velhas já ganha na questão do tempo.
Procure em viveiro sempre tem plantas boas para bonsai, na maioria são plantas que ninguem compra vai ficando jogada estas que são as boas rsrs...
Quintais sempre acha, Pitangas, acerolas, Jabuticabas.
Tem um lugar ai em Goiânia que tem ums pés de piteco, so não lembro onde vou me informar e te falo.
Tem também o pessoal da AGB (Associação Goiana de Bonsai)

Depois te passo os contatos deles, fazem reuniões mensais, tem um membro que sempre me ajuda com plantas.

Qualquer coisa me add no facebook
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

abraço e boa sorte
Leandro Ferraz
Leandro Ferraz

Mensagens : 343
Data de inscrição : 24/07/2010
Idade : 43
Localização : Itapuranga-GO

https://www.facebook.com/leferrazs

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante de Goiânia Empty Re: Iniciante de Goiânia

Mensagem  Matheus Falcão Dom Jan 06, 2013 9:24 pm

Beleza, Itapuranga só conheço de passagem mesmo.

Pois é cara estou dando uma andada em busca de umas plantas legais mesmo, já fui em várias floriculturas, mas ainda não tenho olho pra identificar aquilo que tem potencial de verdade, vivendo e aprendendo né.

Essas plantas que você falou ai são fáceis de encontrar mesmo, vou tentar fazer alporquia na chácara, la tem jabuticaba, pitanga e acerola.

Valeu pela ajuda!
Matheus Falcão
Matheus Falcão

Mensagens : 163
Data de inscrição : 04/01/2013
Idade : 30
Localização : Goiânia-GO

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante de Goiânia Empty Re: Iniciante de Goiânia

Mensagem  Frederico Cunha Dom Jan 06, 2013 11:38 pm

Bem vindo!!! estamos ai
abraços
Frederico Cunha
Frederico Cunha

Mensagens : 1388
Data de inscrição : 15/04/2010
Idade : 52
Localização : Inoã Maricá RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante de Goiânia Empty Re: Iniciante de Goiânia

Mensagem  Luciano Benyakob Seg Jan 07, 2013 8:40 am

Bem vindo ao forum.
Luciano Benyakob
Luciano Benyakob
Admin

Mensagens : 12359
Data de inscrição : 10/06/2008

https://arte108.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante de Goiânia Empty Re: Iniciante de Goiânia

Mensagem  Matheus Falcão Seg Jan 07, 2013 10:13 am

Obrigado pelas boas vindas!
Matheus Falcão
Matheus Falcão

Mensagens : 163
Data de inscrição : 04/01/2013
Idade : 30
Localização : Goiânia-GO

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante de Goiânia Empty Re: Iniciante de Goiânia

Mensagem  Ferrari Seg Jan 07, 2013 10:49 am

Então. Tentarei ser breve, sincero, relatando a minha experiência. Iniciei sozinho há 15 anos, pouca teoria, pouca literatura a respeito, sem ajuda prática. Nada consegui. Há em torno de um ano descobri o Luciano (muita sorte) na minha cidade, então passei a perceber que não é tão fácil conseguir bons resultados. Pior: o tempo. É tudo muito lento. Minha opinião, como novato na história: primeiro, descubra umas poucas 3 ou 4 espécies que se adaptam ao clima daí, com crescimento algo rápido. Compre uma planta de cada espécie dessas, já bem formadas e aspecto de bonsai (por mais caras que sejam, você gastará bem menos do que tentando 300 mudas de todas as espécies, mais vasos, adubos, ferramentas, bacias, escorredores, uma tralha imensa e imprescindível, necessitando de horas diárias de trabalho, e que serão, mais tarde, descartadas ao perceber que não desenvolvem). Compre-as de pessoas que já têm caminho andado e experiência no ramo. Aqui no Forum tem muitas delas que entendem/têm/vendem. Salvo se dinheiro e tempo não for problema.
Segundo: este Forum tem todas as respostas que precisas, há postagens de excelentes profissionais e amadores, com quem se aprende muito.
Terceiro: compre umas poucas mudas já bem desenvolvidas, essas que o Leandro comentou, abandonadas em floriculturas. Deixei do romantismo de comprar ramos fininhos e esperar anos para que engrossem, pois o preço é o mesmo, basta saber o que comprar, e o resultado é muito mais rápido. Mas, de preferência, compre já pré-bonsais formados.
E ainda tens o privilégio de obter, neste Forum, respostas rápidas, acompanhamento sério de muitos que, pacientemente ouvem minhas dúvidas primárias e não escondem seus aprendizados.
Sucesso prá você.
avatar
Ferrari

Mensagens : 781
Data de inscrição : 01/09/2011
Idade : 73
Localização : Rio de Janeiro-Rj e Teresópolis-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante de Goiânia Empty Re: Iniciante de Goiânia

Mensagem  Matheus Falcão Seg Jan 07, 2013 11:32 am

Legal, andei pensando em plantas já formadas mesmo. Entre as que se adaptam bem à região e que já li a respeito aqui no fórum posso citar a pitanga, a acerola, a jabuticaba, o tamarindo, o romã e o pingo de ouro. Dentre essas quais seriam mais interessantes? E vocês recomendariam plantas de que idade aproximadamente?

Esse último final de semana percebi que estava fazendo exatamente o que você falou, adquirindo uma infinidade de mudas pouco desenvolvidas, prometi ficar algum tempo sem comprar nenhuma. kkkk. Vou continuar com as que eu tenho e pensar em adquirir algumas mais velhas mesmo.

Muito obrigado pela ajuda, Ferrari!
Matheus Falcão
Matheus Falcão

Mensagens : 163
Data de inscrição : 04/01/2013
Idade : 30
Localização : Goiânia-GO

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante de Goiânia Empty Re: Iniciante de Goiânia

Mensagem  Leandro Ferraz Ter Jan 08, 2013 7:15 pm

Procure o pessoal da AGB são super gente boa
o Marcio Celestino sempre me ajuda com mudas ele sempre tem a um precinho camarada.


Leandro Ferraz
Leandro Ferraz

Mensagens : 343
Data de inscrição : 24/07/2010
Idade : 43
Localização : Itapuranga-GO

https://www.facebook.com/leferrazs

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante de Goiânia Empty Re: Iniciante de Goiânia

Mensagem  Matheus Falcão Qua Jan 09, 2013 9:10 pm

quero ver se entro em contato com o pessoal da AGB mesmo, ver quando realizam cursos e exposiçoes!
Matheus Falcão
Matheus Falcão

Mensagens : 163
Data de inscrição : 04/01/2013
Idade : 30
Localização : Goiânia-GO

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante de Goiânia Empty Re: Iniciante de Goiânia

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos