Arte Viva...
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

... e por falar em pequenas observações...

2 participantes

Ir para baixo

... e por falar em pequenas observações... Empty ... e por falar em pequenas observações...

Mensagem  Ferrari Sex Mar 22, 2013 9:03 pm

Senhoras, Senhores. Uma das minhas tantas piracantas não desenvolvia há um ano. Pouca base de raízes, estava algo solta, na bacia, balançava no substrato. Há 15 dias decidi amarrá-la à bacia. Fi-lo porque qui-lo (aaarrrgghhhh). Firme no substrato, está muito diferente, novos ramos, saúde mais que aparente. Eu observava Luciano fazendo a amarração como primeira medida, sempre que transplanta, algo que eu achava, em alguns casos, absolutamente dispensável. Nénão.
Eu observo esta regra nas orquídeas, pois morrem se não estiverem firmes em suas bases. A regra nas orquídeas é: tão firme que, se a tomares pela planta, o vaso deverá subir junto. Agora, vou amarrar todas as que vou envasar.


Última edição por Ferrari em Sex Mar 22, 2013 9:56 pm, editado 3 vez(es)
avatar
Ferrari

Mensagens : 781
Data de inscrição : 01/09/2011
Idade : 73
Localização : Rio de Janeiro-Rj e Teresópolis-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

... e por falar em pequenas observações... Empty Re: ... e por falar em pequenas observações...

Mensagem  Ferrari Sex Mar 22, 2013 9:55 pm

Mais algo que passei a usar: o meu inseticida. Os ramos jovens e suculentos dos bonsais são atacado por várias pragas. Noto alguns insetos vermelhos e pretos que parecem dançar em coreografias, todos ao mesmo tempo. Será que estou tendo alucinações? As orquídeas também o são. A lojas vendem vários produtos, caros e nada de responsáveis pelos resultados. Há tempos aplico algo que já deve ser de uso dos foristas. Usei até em flores de orquídeas, matando as pragas e conservando a saúde das flores, até mesmo as brancas, sem nenhum dano às flores e às plantas.
Então: passei pela horta, juntei pimentas dedo-de-moça e chapéu de bispo (em tempos de Papa argentino...), limões, muito alho, cebolas, hortelã, manjericão, louro, acrescentei um pouco de sabão em pó, gotas de creolina, de azeite de soja, fumo de corda picado, essência de eucalipto, folhas de capim limão. Deixei repousando numa garrafa pet, vou coando aos poucos, passo para aquelas garrafas spray e borrifo. Tenho conseguido 100% de resultados. Baratinho. Creio ser o método dos médicos: não sabendo o que fazer, receitas vários remédios. Um deles dará resultado, acho, parece, acredito. E que Tupã me tempere!
avatar
Ferrari

Mensagens : 781
Data de inscrição : 01/09/2011
Idade : 73
Localização : Rio de Janeiro-Rj e Teresópolis-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

... e por falar em pequenas observações... Empty Re: ... e por falar em pequenas observações...

Mensagem  Luciano Benyakob Sáb Mar 23, 2013 8:48 am

É observar que dá impulso a as soluções...
Luciano Benyakob
Luciano Benyakob
Admin

Mensagens : 12359
Data de inscrição : 10/06/2008

https://arte108.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

... e por falar em pequenas observações... Empty Re: ... e por falar em pequenas observações...

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos