Arte Viva...
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Walter Pall e as diferenças de estilos entre o bonsai Europeu e o Japonês

2 participantes

Ir para baixo

Walter Pall e as diferenças de estilos entre o bonsai Europeu e o Japonês Empty Walter Pall e as diferenças de estilos entre o bonsai Europeu e o Japonês

Mensagem  AdrianoOliveira Qui Set 19, 2013 11:27 am




Walter Pall e as diferenças de estilos entre o bonsai Europeu e o Japonês
Autor: Walter Pall
Collaborador: J.P. Arzivenko

A questão é “qual a diferença no estilo Europeu e Japonês?”. Eu fico pensando, por que alguém perguntaria isto? Antes de mais nada, nós sabemos que de alguma forma o bonsai surgiu na China, depois foi levado pelos japoneses que o fizeram sua forma de arte, agora em todos lugares do mundo fazemos mais ou menos o bonsai japonês.
Bom, você não deve tentar dividí-lo, eu sigo fazendo como os japoneses, mas é claro que o bonsai começa a parecer um pouco diferente. Eu repito “não existe isto de bonsai japonês, ponto”, existem sim diversos artistas que possuem diferentes modos de se expressar, mesmo historicamente, se ver um livro de bonsai da década de 1920 você ficaria surpreso como aquelas árvores se pareciam, pois são muito parecidas com as que eu faço, mais naturais, selvagens, algumas medíocres mas outras explêndidas, bastante naturalísticas.
Então veio a guerra, um período sombrio para o Japão, apenas depois da guerra que surgiu o que agora nós chamamos de Bonsai Japonês Tradicional, o qual pensamos que existia por lá já há séculos, mas não é verdade.
Eles refinaram a arte do bonsai, mais e mais, isto é normal em se tratando de uma forma de arte, que ela progrida. Então alguém definiu que um ramo mais compacto parece melhor, o outro pensa então que se um ramo compacto é bonito, você deve fazê-lo ainda mais compacto e ele continua parecendo melhor, o próximo diz então “ele teve sucesso miniaturizando a ramificação, então eu devo fazer ainda mais do que ele”. Como tudo na vida, é impossível continuar indefinidamente, em algum momento vai parecer artificial, você se acostuma com aquele visual e ainda acha bonito.
A arte do bonsai foi se afastando da natureza, mais e mais, em algum momento se tornou bastante abstrata, artificial, este é o ponto em que vivemos agora. Então surgiu Masahiko Kimura, que causou uma revolução, antes existia uma forma de arte zen, budista, quieta, pacífica, que você admira, menos é mais, wabi sabi e todo o resto. Ele fez exatamente o oposto, agora é uma forma de arte extrovertida, você quer mostrar todo o seu espectro “deve haver pouca madeira morta na árvore? Não, deve ter mais madeira morta, a madeira morta deve fazer uma espiral, circundar toda a copa e se fechar em si mesma”. Você não pode ter madeira morta “de mais”, como um homem não pode ser musculoso “de mais”.
É claro que não! Sempre existe um ponto sem retorno, quando você exagera. Sim, todos copiam Kimura, ele próprio está exagerando, os italianos estão exagerando e todos exageram ainda mais, em algum ponto isto se torna grotesco. Existe muita madeira morta, as copas são muito compactas, muito definidas, parecem que foram feitas em plástico, como uma decoração de talheres russa, é claro que isto é insultante, mas eu falando o preto no banco, este é o desenvolvimento que tenho percebido no mundo do bonsai.
Enquanto isso, como vim das montanhas, tendo lá crescido e nas montanhas coletado minhas árvores, ninguém me disse como eu deveria ter feito. Eu estilizei minhas plantas como árvores de verdade, pensei que assim era melhor que tentar fazer as árvores parecerem bonsai, em todo caso eu também exagerei exatamente como estava falando, fiz esta super estilização, mas não gostei do resultado, outros também não gostam. Mas provavelmente eu fui o primeiro a declarar abertamente.
Eu li a famosa frase de John Naka “não tente fazer suas árvores parecerem bonsai, faça seus bonsai parecerem árvores”. Então eu levei isto a sério, simplesmente isto. Tentei fazer um bonsai parecer uma árvore. O resultado foi que minha árvore não ficou boa, então aprendi como melhorá-la, porque aprendi que não se deve simplesmente copiar a natureza, você deve copiar o que você sente da natureza, é bom copiar alguns detalhes, mas não todos os detalhes, porque não vai ficar legal.
De qualquer forma eu desenvolvi meu próprio método de fazer bonsai, apenas para descobrir novamente que eu não era o único, existem outros fazendo o mesmo em paralelo, na América, Dan Robinson, Nick Lenz fez um pouco também, então descobri nos livros antigos que algumas árvores japonesas se pareciam muito com as que eu estava tentando fazer. E o bonsai chinês, o Penjing, se parecia bastante também.
Então eu estou neste processo de aprimoramento pessoal e as pessoas começaram a questionar o que eu estava fazendo, porque eu estava indo numa direção oposta ao que eles chamavam de bonsai tradicional. Eles pensaram “você está errado”, eu estava sempre na defensiva, enquanto eles estavam sempre me atacando “você está fazendo errado”, eu aprendi a me defender. Como passei a ser atacado constantemente eu aprendi a me defender muito bem. Então em algum momento passei a ser considerado o maior proponente do estilo naturalistico. Algumas pessoas ainda pensam que eu o inventei, não mesmo, você não inventa a natureza, ela inventou a si própria, eu estava fazendo algo que sempre havia sido feito, eu apenas dei um nome.
Então chegamos nesta pergunta “Qual a diferença entre o bonsai Japonês e o Europeu?”. Bom, basicamente não existem diferenças, você ficaria bastante surpreso ao saber que vários mestres japoneses lêem o que eu escrevo, falam comigo e dizem que que concordam inteiramente, assim: “Claro, isto é o que você está fazendo, você pode sim fazê-lo, é permitido a você que o faça”. É apenas no Ocidente que se pensa “você deve ser mais japonês que os japoneses” e “você deve obedecer às regras”. Mas que regras? As famosas regras do bonsai estão escritas em dois livros, um de John Naka e outro de Yugi Yashimora, estas são as regras que a maior parte das pessoas pensa que estão escritas na pedra, enquanto os japoneses dizem “sim claro, você pode usar as regras, ou você pode não usá-las”. Se você seguir fielmente às regras você acabará com algo que parece um bonsai, você então faz o mesmo com a próxima planta, olhando bem ela se parece exatamente com a primeira, então você monta uma coleção de árvores que parecem todas iguais. Alguma pessoas se consideram grandes artistas, mas o que fazem é apenas a cópia da cópia da cópia, que artisticamente não tem valor algum.
Eu decidi que isso não é para mim, eu quero ser um artista, eu quero questionar a tradição, eu quero caminhar em frente, isto é o que diz meu senso artístico. Mas na Ásia é completamente o oporto. O artista deve primeiramente ouvir o mestre e fazer exatamente como o mestre, se você consegue copiar o mestre a tal ponto que ele mesmo não perceba a diferença, então você é um bom artista.
No Ocidente tradição em arte é algo completamente errado, é simplesmente cópia, que seria artisticamente sem valor, então você deve tentar novas coisas, mas nem tudo que é novo é bom, muito do que é novo não é bom, mas é o dever do artista de tentar. Claro que você pode ser culpado pelos tradicionalistas, que vão lhe dizer para seguir a tradição, então eu pergunto “mas que tradição?” não é minha tradição, eu não sou japonês, eu vim da Áustria e da Alemanha, aqui tradicionalistas são nazistas, nós não respeitamos nossa própria tradição, por que eu deveria respeitar a tradição dos outros?”
É muito fácil para mim apenas ignorar tudo isto, eu entendo que possa ofender algumas pessoas, porque eles pensam que estão fazendo uma forma de arte asiática, japonesa, milenar, mais do que sagrada e eu estou ofendendo os japoneses. Um bom tempo atrás eu pensei “os japoneses provavelmente não devem gostar do que estou fazendo aqui”, então conversei com alguns mestres japoneses bastante importantes, eles me encorajaram a continuar, um inclusive me disse “não copie os japoneses como todos os outros fazem”.
Mesmo que você seja bem sucedido em copiá-los, mesmo que não possa distinguir o trabalho de um japonês do de um europeu, e dai? Eu acho muito mais sábio tentar encontrar meu próprio caminho, mas alguns tradicionalistas, os quais apelidei de fundamentalistas, pensam que todos devem seguir estritamente às regras, o modo japonês. Como falei anteriormente, não existe o modo japonês de fazer bonsai, existem diversos modos, nós temos acesso apenas a um estreito espectro, apenas dois livros nos influenciaram, estes livros foram escritos nas décadas de 1960 e 1970, são 40 ou 50 anos, eles representam o status quo do bonsai no Japão naquele período, isto é o que estamos copiando.
Não tem nada de errado em fazer um estilo retrô, desde que você saiba que está fazendo um estilo retrô. Mas algumas pessoas acham que estão na vanguarda, mas estão fazendo bonsai ao estilo antigo. Como tudo na arte, sempre existe progresso e como eu disse antes, novo nem sempre é melhor, é somemente novo. Eu mudei meus gostos diversas vezes no passado recente, posso perceber várias pessoas fazendo o mesmo e me pergunto, em cinquenta anos será que estaremos fazendo o mesmo que fazemos agora? Impossível, estaremos fazendo alguma outra coisa. Isto responde à pergunta? Eu acho que não.
AdrianoOliveira
AdrianoOliveira

Mensagens : 308
Data de inscrição : 20/08/2012
Idade : 47
Localização : Pendotiba-Niterói-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Walter Pall e as diferenças de estilos entre o bonsai Europeu e o Japonês Empty Re: Walter Pall e as diferenças de estilos entre o bonsai Europeu e o Japonês

Mensagem  Luciano Benyakob Qui Set 19, 2013 12:51 pm

Falar o quê??????
A genialidade do Mr. Pall é sólida.
Luciano Benyakob
Luciano Benyakob
Admin

Mensagens : 12359
Data de inscrição : 10/06/2008

https://arte108.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos