Elementos by Sergivaldo Costa...
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Deborah e Rocha
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Re: Elementos by Sergivaldo Costa...
O album citado no link abaixo é de visualização obrigatória...
Harry Harrington...
O album , sempre revejo pra me inspirar...
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Aconselho a visita a este album, shapes e soluções incriveis...
E todas as figuras postadas no comêço estão contidas nestes trabalhos...
Att. Luciano.
Harry Harrington...
O album , sempre revejo pra me inspirar...
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Aconselho a visita a este album, shapes e soluções incriveis...
E todas as figuras postadas no comêço estão contidas nestes trabalhos...
Att. Luciano.
Re: Elementos by Sergivaldo Costa...
Cadê a transparência tão usada aqui no Brasil?????????????????
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Att. Luciano.
Re: Elementos by Sergivaldo Costa...
Amigos, Até que já estamos vendo uma pequena luz no fim deste tunel imenso.
Tem muita gente que ainda trabalha nos formatos FANTASMAGORICOS, apesar de ver os exemplos do mundo inteiro.
Porem muita gente está começando a valorizar a massa foliar das plantas nativas, tentando imitar a natureza nossa volta.
Att. Luciano.
Tem muita gente que ainda trabalha nos formatos FANTASMAGORICOS, apesar de ver os exemplos do mundo inteiro.
Porem muita gente está começando a valorizar a massa foliar das plantas nativas, tentando imitar a natureza nossa volta.
Att. Luciano.
Re: Elementos by Sergivaldo Costa...
É facil adimitir a maestria do Charles White, trabalhos fantasticos , pessoa serena no trato com os outros..
Quem sabe é sereno...
Quem sabe é sereno...
Re: Elementos by Sergivaldo Costa...
Um UP neste post, poucos entenderam sua função ou importâcia.
Mas eu tentei e ficarei eternamente grato ao Sergivaldo por ter dado o starter na questão.
Mas eu tentei e ficarei eternamente grato ao Sergivaldo por ter dado o starter na questão.
Re: Elementos by Sergivaldo Costa...
Eu pensei em mover ou descer este post, mas vou deixar-lo fixado aqui pra ver se faz algum efeito.
Re: Elementos by Sergivaldo Costa...
bom dia!
no meio deste tópico vc comentou que iria discutir sobre shohins e tal, iria abrir um topico, sou novo por aqui, vc abriu este topico?
sobre a massa foliar das nossas árvores, sinto falta e sinto q é o caminho q vou seguir.. nosso sol abundante provoca esta necessidade de sombras das árvores bem densas, são estas que mais aprecio, parecem dar um ar de majestade.
Aprecio os trabalhos com transparência, mas os densos cheios de folhagem alegram os olhos.
parabéns pelo tópico e fórum! espero aprender mto e compartilhar meu início na arte... onde quero explorar algo próximo a shohins de nativas frutíferas...
grande abraço!
no meio deste tópico vc comentou que iria discutir sobre shohins e tal, iria abrir um topico, sou novo por aqui, vc abriu este topico?
sobre a massa foliar das nossas árvores, sinto falta e sinto q é o caminho q vou seguir.. nosso sol abundante provoca esta necessidade de sombras das árvores bem densas, são estas que mais aprecio, parecem dar um ar de majestade.
Aprecio os trabalhos com transparência, mas os densos cheios de folhagem alegram os olhos.
parabéns pelo tópico e fórum! espero aprender mto e compartilhar meu início na arte... onde quero explorar algo próximo a shohins de nativas frutíferas...
grande abraço!
lrgullo- Mensagens : 6
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 40
Localização : Limeira/SP
Re: Elementos by Sergivaldo Costa...
O tópico está aqui:https://arte108.forumeiros.com/t884-shohin-vamos-discutir?highlight=shohin
E eu parei devido as perdas na enchente de 12/01/2011, perdi mais que 90% de minhas plantas.
Eu estou rearendendo tudo , influência de varios amigos:Rock Junior, Roberto Gerpe, Claudio Ratto...
Aprendi a não gostar do Pine Shape, plantas grandes ou enormes,excesso de firulas e partir pra fazer de baixo pra cima.
Começando de um bom sistema radicular,passando por um bom tronco e indo pra uma copa densa.
Shohins de nativas e frutiferas já até tenho, estão em formação.
Eu nem sei se este post tem algum valor pra futuro, mas fica aqui como exemlificação.
Temos que acabar com este vício de trabalhar com 3 ou 5 ramos e nos escudar em regras pra Pinheiros.
Vejo cada trabalho lindo ser esvaziado em nome destas regras absurdas.
PREGUIÇA!!!!!!!!!!!!!!!
E eu parei devido as perdas na enchente de 12/01/2011, perdi mais que 90% de minhas plantas.
Eu estou rearendendo tudo , influência de varios amigos:Rock Junior, Roberto Gerpe, Claudio Ratto...
Aprendi a não gostar do Pine Shape, plantas grandes ou enormes,excesso de firulas e partir pra fazer de baixo pra cima.
Começando de um bom sistema radicular,passando por um bom tronco e indo pra uma copa densa.
Shohins de nativas e frutiferas já até tenho, estão em formação.
Eu nem sei se este post tem algum valor pra futuro, mas fica aqui como exemlificação.
Temos que acabar com este vício de trabalhar com 3 ou 5 ramos e nos escudar em regras pra Pinheiros.
Vejo cada trabalho lindo ser esvaziado em nome destas regras absurdas.
PREGUIÇA!!!!!!!!!!!!!!!
Re: Elementos by Sergivaldo Costa...
Ola,
Eu vi esse topico durante uma palsa que faço no trabalho... até esqueci oq estava fazendo e fiquei lendo e relendo e analizando as fotos e comentarios. muito bom!
Esse tipo de discussão é escassa, reviro internet a fora e pela primeira vez vejo algo tão bom descrevendo o refinamento de um trabalho.
assim como as diferenças dentre os "estilos" comunmente encontrados aqui no nosso pais.
estou meio timido ainda pra tecer comentarios mais enrriquecedores assim como, exemplos e ponto de vista. mas vou reler novamente o topico todo pra ter certesa que não serei repetitivo e elaborar uma resposta mais a altura da descussão aqui feita.
essa postagem foi apenas para parabenizar o Luciona e o Sergivaldo
abraços
Eu vi esse topico durante uma palsa que faço no trabalho... até esqueci oq estava fazendo e fiquei lendo e relendo e analizando as fotos e comentarios. muito bom!
Esse tipo de discussão é escassa, reviro internet a fora e pela primeira vez vejo algo tão bom descrevendo o refinamento de um trabalho.
assim como as diferenças dentre os "estilos" comunmente encontrados aqui no nosso pais.
estou meio timido ainda pra tecer comentarios mais enrriquecedores assim como, exemplos e ponto de vista. mas vou reler novamente o topico todo pra ter certesa que não serei repetitivo e elaborar uma resposta mais a altura da descussão aqui feita.
essa postagem foi apenas para parabenizar o Luciona e o Sergivaldo
abraços
Filipe Henrique- Mensagens : 7
Data de inscrição : 11/08/2011
Idade : 40
Localização : Vitoria - ES
Re: Elementos by Sergivaldo Costa...
Eu nem botava muita fé neste topico, afinal tudo que tento postar deste tipo é logo contestado, desacreditado e etc...
Fique ressaltado que não é uma imposição, a mudança virá numa boa.
É só observar quem são os mais famosos bonsaistas do Brasil, digo com projeção fora do país.
A maioria já enxergou a vertente ou tendência de desenho apropriado a as nossas plantas.
Enquanto ficamos atrelados a regras absurdas e inuteis por pura teimosia.
Vejo , as vêzes grupos praticando de forma totalmente errada e passando a mediocridade a frente.
Por preguiça e escudados em regras ultrapassadas, pois nem no Japão se trabalha mais assim.
Esvaziam a arvore , depenando e destruindo o potencial a curto prazo, tornando-as bidimensionais e horriveis.
E olhando fotos antigas , vejo que já fiz isto MUITO.
Hoje viajo no potencial de arvores que destrui, poderia ter extraido muito mais beleza sem destruir tanto.
Entendo o porque dos mestres lá de fora fazerem um trabalho que tem beleza em todas as direções e não nos lados A, B. C, ou D...
Enfim, este post é uma tentativa de evoluir.
Fique ressaltado que não é uma imposição, a mudança virá numa boa.
É só observar quem são os mais famosos bonsaistas do Brasil, digo com projeção fora do país.
A maioria já enxergou a vertente ou tendência de desenho apropriado a as nossas plantas.
Enquanto ficamos atrelados a regras absurdas e inuteis por pura teimosia.
Vejo , as vêzes grupos praticando de forma totalmente errada e passando a mediocridade a frente.
Por preguiça e escudados em regras ultrapassadas, pois nem no Japão se trabalha mais assim.
Esvaziam a arvore , depenando e destruindo o potencial a curto prazo, tornando-as bidimensionais e horriveis.
E olhando fotos antigas , vejo que já fiz isto MUITO.
Hoje viajo no potencial de arvores que destrui, poderia ter extraido muito mais beleza sem destruir tanto.
Entendo o porque dos mestres lá de fora fazerem um trabalho que tem beleza em todas as direções e não nos lados A, B. C, ou D...
Enfim, este post é uma tentativa de evoluir.
Re: Elementos by Sergivaldo Costa...
Luciano,
Eu posso dizer que tambem me distanciei um pouco das regras e estilos classicos que seguia com certa rigidez inclusive em plantas que não faz sentido a aplicação destes.
no entanto, venho tentando meio que adaptar as regras e estilos a nossa realidade, não deixando de ter elas como guia ou recomendaçãõ; na verdade acho que elas proporcionam uma formação de bonsai mais traquila geralmente.
gradativamente a medida que vou aprendendo e trabalhando outras plantas e vendo trabalhos de outras pessoas, principalmente como os mostrados neste topico, vou aprimorando e vendo que ha saidas elegantes para quebra de algumas regras.
quando o bonsaistas consegue fazer essa quebra e ter como resultado plantas fantasticas e muito naturais, ele esta em um nivel superior de conhecimento creio eu. Apesar de ter isso em mente, ainda aplico muito as tecnicas e regras classicas que aprendi, não tenho tanta experiencia para quebrar regras e apresentar resultados satisfatorios como vc!
acho que a quebra das regras é um degrau a subir no conhecimento, e que essas quebras devem ser feitas justificadas. Uma boa forma de avaliar se a quebra das regras foi bem feita é a beleza... a meu ver.
eu tenho plantas nos estilos classicos e umas mais desapegadas as regras, mais naturais (mantendo, propocionalidade e alguns outros itens), reparei que o comentario de leigos e experientes muda as vezes, exemplo;
comentario 1 - leigo olhando naturalistic
nossaaa... que lindo, parece uma arvorezinha!
comentario 2 - leigo olhando bonsai classico
nossaaaa... que lindo, isso é aquele negocio de jopones né?! bonzai!
comentario 3 experiente olhando trabalho mais natural
bonsai = arvore, isso diz tudo!
acho que principalmente pra vc que comercialisa, formar bonzai com o padrão 1º fundo 2º e varios pisos e patamares não deve ser desconsiderado. é oq chama mais atenção.
a algum tempo, estava meio duro, com algumas contas vencidas e recibi a proposta para vender uma planta, vendi uma planta linda, cheia de galhos copa densa, raiz sobre rocha, ah, vou postar:
obs; evidente que naõ sou profissional e não comercialiso bonsai normalmente, epoca de estudante e casa em obras....
o carah fez pompons com os galhos!
falei com ele que precisava de uma redução nas folhas, que ficaria melhor com uma copa mais densa, sugeri uma desfolha parcial, até concordei que com algumas areas discretamente vazias ficaria bom, mas não como pinheiro... não adiantouu e ele ficou satisfeito com a intervenção feita, pisos com folhas nas pontas dos galhos... fazer uq?!
Esse lance de achar orriveis alguns trabalhos anteriores mostra que assim como suas plantas vc tambem esta evoluindo, mas discordo de vc achar ao considerar seus trabalhos anteriores horriveis. não eram!
mas sem duvida alguma hj são melhores, e isso é um sinal excelente! auto critica é que me motiva a continuar buscando conhecimento escrito, em uma discussão como essa ou ainda o simples conhecimento implicito em uma fotografia de bonsai que nos da ferramentas visuais para criação de um bonsai mais bonito.
POr fim (por hj pelomenos) acho que esse tema vai acabar sendo discutido e exibido em blogs, foruns, livros, encontros, exposições e imagens sempre que uma planta mostrar uma beleza independente dos padrões que tendem a se tornar absolotos.
no entanto esses padrões vão continuar guiando o aprendizado assim como na matematica nos ensinam que não ha raiz quadrada negativa e depois nos mostram as raizes imaginarias usadas para soluções de alguns problemas de calculo.
grande abraço
Eu posso dizer que tambem me distanciei um pouco das regras e estilos classicos que seguia com certa rigidez inclusive em plantas que não faz sentido a aplicação destes.
no entanto, venho tentando meio que adaptar as regras e estilos a nossa realidade, não deixando de ter elas como guia ou recomendaçãõ; na verdade acho que elas proporcionam uma formação de bonsai mais traquila geralmente.
gradativamente a medida que vou aprendendo e trabalhando outras plantas e vendo trabalhos de outras pessoas, principalmente como os mostrados neste topico, vou aprimorando e vendo que ha saidas elegantes para quebra de algumas regras.
quando o bonsaistas consegue fazer essa quebra e ter como resultado plantas fantasticas e muito naturais, ele esta em um nivel superior de conhecimento creio eu. Apesar de ter isso em mente, ainda aplico muito as tecnicas e regras classicas que aprendi, não tenho tanta experiencia para quebrar regras e apresentar resultados satisfatorios como vc!
acho que a quebra das regras é um degrau a subir no conhecimento, e que essas quebras devem ser feitas justificadas. Uma boa forma de avaliar se a quebra das regras foi bem feita é a beleza... a meu ver.
eu tenho plantas nos estilos classicos e umas mais desapegadas as regras, mais naturais (mantendo, propocionalidade e alguns outros itens), reparei que o comentario de leigos e experientes muda as vezes, exemplo;
comentario 1 - leigo olhando naturalistic
nossaaa... que lindo, parece uma arvorezinha!
comentario 2 - leigo olhando bonsai classico
nossaaaa... que lindo, isso é aquele negocio de jopones né?! bonzai!
comentario 3 experiente olhando trabalho mais natural
bonsai = arvore, isso diz tudo!
acho que principalmente pra vc que comercialisa, formar bonzai com o padrão 1º fundo 2º e varios pisos e patamares não deve ser desconsiderado. é oq chama mais atenção.
a algum tempo, estava meio duro, com algumas contas vencidas e recibi a proposta para vender uma planta, vendi uma planta linda, cheia de galhos copa densa, raiz sobre rocha, ah, vou postar:
obs; evidente que naõ sou profissional e não comercialiso bonsai normalmente, epoca de estudante e casa em obras....
o carah fez pompons com os galhos!
falei com ele que precisava de uma redução nas folhas, que ficaria melhor com uma copa mais densa, sugeri uma desfolha parcial, até concordei que com algumas areas discretamente vazias ficaria bom, mas não como pinheiro... não adiantouu e ele ficou satisfeito com a intervenção feita, pisos com folhas nas pontas dos galhos... fazer uq?!
Esse lance de achar orriveis alguns trabalhos anteriores mostra que assim como suas plantas vc tambem esta evoluindo, mas discordo de vc achar ao considerar seus trabalhos anteriores horriveis. não eram!
mas sem duvida alguma hj são melhores, e isso é um sinal excelente! auto critica é que me motiva a continuar buscando conhecimento escrito, em uma discussão como essa ou ainda o simples conhecimento implicito em uma fotografia de bonsai que nos da ferramentas visuais para criação de um bonsai mais bonito.
POr fim (por hj pelomenos) acho que esse tema vai acabar sendo discutido e exibido em blogs, foruns, livros, encontros, exposições e imagens sempre que uma planta mostrar uma beleza independente dos padrões que tendem a se tornar absolotos.
no entanto esses padrões vão continuar guiando o aprendizado assim como na matematica nos ensinam que não ha raiz quadrada negativa e depois nos mostram as raizes imaginarias usadas para soluções de alguns problemas de calculo.
grande abraço
Filipe Henrique- Mensagens : 7
Data de inscrição : 11/08/2011
Idade : 40
Localização : Vitoria - ES
Re: Elementos by Sergivaldo Costa...
Pra quem fala que Taxodium só em Chokkan-Formal...
Só pra descontrair...
Re: Elementos by Sergivaldo Costa...
Sabe, não me canso de ler e reler este tópico....
junior/pr- Mensagens : 210
Data de inscrição : 15/04/2010
Idade : 52
Localização : General Carneiro - Pr
Re: Elementos by Sergivaldo Costa...
um trabalho que realisei mais nessa linha, talvez esteja viajando um pouco mas certamente aceito criticas:
na minha opnião é uma arvore despregada de muitas das regras japonesas, tem mais de uma possivel frente, no entanto, não deixa de ter caracteristicas da escola japonesa já enraizadas em mim.
a aramação esta um pouco esquisita ainda, mas é pra forçar novas brotações nas partes externas das curvas feitas
[img][/img]
essa foto ficou comprometida por conta do angulo, mas é um lado muito bonito tambem, depois tirou uma outra foto e posto no lugar
o vaso é um tipo de pedra comumente encontrado aqui no ES, cahma-se couraça lateritica. a planta é um piteco de 4,2 cm de base e 20 cm de altura(sem contar a pedra - do substrato ao apice) venho cultivando desde de 2008 e chegou a ser uma moite de 1,5 metros.
abraços
na minha opnião é uma arvore despregada de muitas das regras japonesas, tem mais de uma possivel frente, no entanto, não deixa de ter caracteristicas da escola japonesa já enraizadas em mim.
a aramação esta um pouco esquisita ainda, mas é pra forçar novas brotações nas partes externas das curvas feitas
[img][/img]
essa foto ficou comprometida por conta do angulo, mas é um lado muito bonito tambem, depois tirou uma outra foto e posto no lugar
o vaso é um tipo de pedra comumente encontrado aqui no ES, cahma-se couraça lateritica. a planta é um piteco de 4,2 cm de base e 20 cm de altura(sem contar a pedra - do substrato ao apice) venho cultivando desde de 2008 e chegou a ser uma moite de 1,5 metros.
abraços
Filipe Henrique- Mensagens : 7
Data de inscrição : 11/08/2011
Idade : 40
Localização : Vitoria - ES
Elementos por Sergivaldo...
Olá Pessoal,
Não temos muita experiencia com bonsai, ao menos não como gostaríamos, mas queremos compartilhar o nosso ponto de vista. Aqui em belém também conhecida como a Cidade das Mangueiras, vemos muitas árvores nos bairros sem qualquer tipo de intervenção da Prefeitura, crescendo livres em praças e bosques; temos as gigantescas samaúmas, muitas árvores com conicidade invertida, mas o conjunto todo da obra é maravilhoso, porque cresceram naturalmente, são copas muito densas, largas e na medida do possível baixas (mangueiras), quanto as samaúmas, árvores realmente enormes, assim como as castanheiras, e que possuem todos os elementos geométricos mostrados no início deste post; galhos apodrecidos por causa de brocas, outros galhos quebrados por causa do peso dos frutos, outras árvores não tem nenhuma intervenção da natureza e são belíssimas, coisa de Deus mesmo.
Todos sabem que apreciamos muito os bonsai da China e Tailândia... são robustos, copas extremamente densas, muito compactas, e trazem como o Luciano comenta... MUITA HISTÓRIA! Só que não podemos nos esquecer que lá o negócio existe a centenas/milhares de anos e que algumas dessas árvores são centenárias, passando de geração em geração, não sei se somos muito exigentes, mas é provável que algumas de nossas árvores será o nosso filhote que vai arrematar e ele só tem 2 anos e 9 meses, então pensamos que todos estamos caminhando para um rumo bem definido e claro. Portanto aceitar que, algumas espécies por mais vigorosas que possam crescer, ainda vão precisar de tempo para se desenvolver, o amadurecimento do nebari sem cicatrizes, o tronco com sua velhice, estrutura de ramos bem desenvolvida e ramificada, é o mínimo que podemos fazer. Temos um exemplo interessante: temos alguns ficus benjamina e todos sabem que é uma espécie chata de se trabalhar porque seus ramos secam com muita facilidade, o que aprendemos? que não podemos trabalhar um ramo que tenha um diâmetro menor do que o de um cigarro, sob risco de perdê-lo (o tracionamento dos galhos foi a melhor saída que a aramação em si), cresce de forma vigorosa sim, mas quando os galhos são muito finos ou se fizermos mais de uma desfolha ao ano o galho todo seca, a nossa solução foi respeitar o tempo de desenvolvimento da planta, mesmo turbinando na adubação, pois os galhos engrossam mais rápido e consequentemente diminuímos o tempo para finalizar a árvore, mas achamos que esta é a chave de tudo... paciência, paciência e paciência...
Quando vemos uma árvore na natureza, ficamos admirando a beleza de sua estrutura, então queremos fazer algo parecido, o que queremos dizer é que sim precisamos estudar muito e discutir a respeito, mas não podemos nos esquecer que as nossas árvores tem seu próprio desenho, mesmo quando estão peladas sem ramo algum. Não podemos querer impor um determinado desenho só porque queremos, precisamos perceber se a planta vai aceitar, se ficará harmônico.
Temos plantas no nosso estilo maionese, como fala o Luciano, mas são naturais, concordamos que nossas plantas tropicais precisam ser trabalhadas como plantas tropicais, nesse mesmo post, temos uma jaboticaba trabalhada por um mestre e nem por isso ele colocou o pine shape, cada árvore tem a sua identidade, e cremos que isso é muito difícil, principalmente para nós que ainda nem engatinhamos na arte, precisamos perceber a essência da planta. o que ela fala pra gente, parece loucura, mas acreditamos que se conseguirmos isso, estaremos no caminho certo. Temos uma eugênia que não tivemos como mudar ela pediu um pine shape então demos isso a ela...
Outro ponto interessante, que concordamos é que precisamos observar a natureza como ela é; de que forma podemos imitá-la.
Por fim e desculpem-nos a delonga; pensamos que cada parte da árvore tem de trazer em si uma história, uma identidade própria (nebari, tronco, ramos e copa), cada parte com as suas características. Tudo o que foi dito neste post é de fundamental importância, o que fazem lá fora é diferente daqui, porque salvo as exceções como o Luciano, Roberto, o Sergivaldo, Carlos Tramujas, Rock Junior, Mestre Hidaka, Mestre Honda e tantos outros nomes da arte, não conseguimos ainda enxergar e perceber a identidade de nossas árvores, falamos por nós mesmos que as vezes teimamos em errar. Precisamos sentí-las e entendê-las, por isso que as vezes demoramos até estudar e decidir trabalhar uma planta.
Obrigado pela paciência e um abraço a todos...
Deborah e Rocha
Não temos muita experiencia com bonsai, ao menos não como gostaríamos, mas queremos compartilhar o nosso ponto de vista. Aqui em belém também conhecida como a Cidade das Mangueiras, vemos muitas árvores nos bairros sem qualquer tipo de intervenção da Prefeitura, crescendo livres em praças e bosques; temos as gigantescas samaúmas, muitas árvores com conicidade invertida, mas o conjunto todo da obra é maravilhoso, porque cresceram naturalmente, são copas muito densas, largas e na medida do possível baixas (mangueiras), quanto as samaúmas, árvores realmente enormes, assim como as castanheiras, e que possuem todos os elementos geométricos mostrados no início deste post; galhos apodrecidos por causa de brocas, outros galhos quebrados por causa do peso dos frutos, outras árvores não tem nenhuma intervenção da natureza e são belíssimas, coisa de Deus mesmo.
Todos sabem que apreciamos muito os bonsai da China e Tailândia... são robustos, copas extremamente densas, muito compactas, e trazem como o Luciano comenta... MUITA HISTÓRIA! Só que não podemos nos esquecer que lá o negócio existe a centenas/milhares de anos e que algumas dessas árvores são centenárias, passando de geração em geração, não sei se somos muito exigentes, mas é provável que algumas de nossas árvores será o nosso filhote que vai arrematar e ele só tem 2 anos e 9 meses, então pensamos que todos estamos caminhando para um rumo bem definido e claro. Portanto aceitar que, algumas espécies por mais vigorosas que possam crescer, ainda vão precisar de tempo para se desenvolver, o amadurecimento do nebari sem cicatrizes, o tronco com sua velhice, estrutura de ramos bem desenvolvida e ramificada, é o mínimo que podemos fazer. Temos um exemplo interessante: temos alguns ficus benjamina e todos sabem que é uma espécie chata de se trabalhar porque seus ramos secam com muita facilidade, o que aprendemos? que não podemos trabalhar um ramo que tenha um diâmetro menor do que o de um cigarro, sob risco de perdê-lo (o tracionamento dos galhos foi a melhor saída que a aramação em si), cresce de forma vigorosa sim, mas quando os galhos são muito finos ou se fizermos mais de uma desfolha ao ano o galho todo seca, a nossa solução foi respeitar o tempo de desenvolvimento da planta, mesmo turbinando na adubação, pois os galhos engrossam mais rápido e consequentemente diminuímos o tempo para finalizar a árvore, mas achamos que esta é a chave de tudo... paciência, paciência e paciência...
Quando vemos uma árvore na natureza, ficamos admirando a beleza de sua estrutura, então queremos fazer algo parecido, o que queremos dizer é que sim precisamos estudar muito e discutir a respeito, mas não podemos nos esquecer que as nossas árvores tem seu próprio desenho, mesmo quando estão peladas sem ramo algum. Não podemos querer impor um determinado desenho só porque queremos, precisamos perceber se a planta vai aceitar, se ficará harmônico.
Temos plantas no nosso estilo maionese, como fala o Luciano, mas são naturais, concordamos que nossas plantas tropicais precisam ser trabalhadas como plantas tropicais, nesse mesmo post, temos uma jaboticaba trabalhada por um mestre e nem por isso ele colocou o pine shape, cada árvore tem a sua identidade, e cremos que isso é muito difícil, principalmente para nós que ainda nem engatinhamos na arte, precisamos perceber a essência da planta. o que ela fala pra gente, parece loucura, mas acreditamos que se conseguirmos isso, estaremos no caminho certo. Temos uma eugênia que não tivemos como mudar ela pediu um pine shape então demos isso a ela...
Outro ponto interessante, que concordamos é que precisamos observar a natureza como ela é; de que forma podemos imitá-la.
Por fim e desculpem-nos a delonga; pensamos que cada parte da árvore tem de trazer em si uma história, uma identidade própria (nebari, tronco, ramos e copa), cada parte com as suas características. Tudo o que foi dito neste post é de fundamental importância, o que fazem lá fora é diferente daqui, porque salvo as exceções como o Luciano, Roberto, o Sergivaldo, Carlos Tramujas, Rock Junior, Mestre Hidaka, Mestre Honda e tantos outros nomes da arte, não conseguimos ainda enxergar e perceber a identidade de nossas árvores, falamos por nós mesmos que as vezes teimamos em errar. Precisamos sentí-las e entendê-las, por isso que as vezes demoramos até estudar e decidir trabalhar uma planta.
Obrigado pela paciência e um abraço a todos...
Deborah e Rocha
Re: Elementos by Sergivaldo Costa...
Uma aula rica, soberba e para ler e reler várias e várias vezes.
Aprendendo muito!
Mas observando a sinuosa dança dos galhos das árvores para transportá-las para os bonsais!
Estudando morfologia, exomorfologia, anatomia... Obrigada!
Muito Obrigada!
Aprendendo muito!
Mas observando a sinuosa dança dos galhos das árvores para transportá-las para os bonsais!
Estudando morfologia, exomorfologia, anatomia... Obrigada!
Muito Obrigada!
rokamla- Mensagens : 25
Data de inscrição : 18/08/2012
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