Arte Viva...
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Matéria sobre Calliandra depauperata

3 participantes

Ir para baixo

Matéria sobre Calliandra depauperata Empty Matéria sobre Calliandra depauperata

Mensagem  Serginho Ter Ago 10, 2010 5:43 am

Calliandra depauperata

Informações cedidas por Pedro Torquato - Ceará

Calliandra depauperata, é uma planta que como o nome ja diz muito frágil, especialmente se comparada as outras caliandras, normalmente são encontradas em cima de rochas.

Tem um crescimento muito rápido quando submetidas as condições ideais e sofrem muito poucas alterações morfológicas quando cultivadas como bonsai( a spinosa muda radicalmente como bonsai da sua forma na natureza, por isso os yamadoris dela dão plantas muito bonitas, mas se vc fazer por semente o resultado é bem diferente).

Na depauperata existe uma exaustão muito rápida das suas reservas em 1 ou duas 2 semanas ela mobiliza tudo que ela tinha de reservas, por isso ela brota tão rápido, mas em contra partida ela forma raizes pouco funcionais(muita massa radicular, mas que não absorvem muito bem), por isso o substrato ideal para a depauperata devera conter materia orgânica e não so areia grossa, normalmente quando vendo oriento a colocar so na areia grossa e mando deixar um ano em repouso, pois tenho medo de que se falar que deve ter M.Orgânica coloquem em excesso e ai acaba sendo(pior pela liberação dos ácidos húmicos e das huminas que são liberados das decomposição dela), mas elas preferem um pH mais ácido doque o normal, isto se deve a terem evoluido em locais onde a queda das folhas ocorre anualmente, mas por serem zonas de ciclagem muito rápida de nutrientes a produção destres compostos desfavoráveis é muito rápida e logo começa a mineralização destes .

Quanto a parte aérea, a translocação de seiva lateral é muito pequena nas depauperatas(muito pouca mesmo), por isso quando se consegue uma tem-se que esperar para ver o que vai sobreviver ao estresse da coleta, quase sempre perdemos galhos e este crescimento acelerado da raiz se repete na parte aérea, onde os galhos novos passam a ser a unica fonte de reservas por um longo tempo, ai os impacientes metem as tesouras e depois ficam reclamando que a bichinha morreu.

Pelos 3 anos e meio em que trabalho com elas posso afirmar que uns 80% não se dão bem com as podas radicais antes de 1 ano de reenvasada, em alguns casos 50% até podas leves levam a morte de partes das planta, isso pode ser observado na natureza, onde sempre encontramos partes delas mortas devido ao ressecamento de uma raiz ou a quebra por animais de uma galho( eu sei que disse que nunca coletei, mas é que elas vem direto da coleta para minha casa muitas vezes).

A lignificação( digamos produção de madeira para um melhor entendimento) é bem rápida os galhos com 2 ou 3 mm de espessura ja estam lignificando e muito quebradiços, por isso a aramação deve se dar quando os galhos ainda estam verdes ( não se esqueção que o própio ato de aramar e modelar pode ser fisiologicamente comparado a uma poda pois dependendo da angulação que forçamos um galhos estaremso obstruindo o fluxo de seiva, bem como esta aramação vai propiciar uma mudança na redistribuição das auxinas( um dos grupos de hormônios vegetais mais ativos no crescimento), por isso percebemos que em torno dos locais onde comprimimos mais com o arame a planta responde mais rápido e o arame marca logo( semelhante a técnica de se bater na parte da planta que queremos engrossar). As trações tem se mostrado muito eficientes quando associadas a orienteção por podas uma vez que a remoção dos arames nelas é um trabalho de neurocirurgião pela bitola do arame.

Quanto a adubação, para ela não há segredos os adubos tradicionais de bonsai tem demonstrado um bom resultado.

Ela pode ser multiplicada por alporquia ou estaquia sem maiores problemas, para serem multiplicadas por sementes é preciso muita atenção para não se perder as vagens devido ao diminuto tamanho e por serem sementes fotoblasticas +( so germinam na presença de luz devem ser germinadas dentro de uma micro estufa para que o vento não as leve uma vez que devem ficar em cima do substrato.

A rega deve conter quantidade de água abundante especialmente se for em escorredor, mas caso esteja no vaso será preciso testar devido ao teor de matéria orgânica para previnir o afogamento do sistema radicular( lembrem-se que as raizes precisam de oxigênio tanto quanto de água).

Ficha técnica:

Classificação segundo a Flora brasiliensis

Família Leguminosae (Fabaceae)
George Bentham [Benth.]
SubFamília Mimoseae
George Bentham
Tribo Ingeae
Gênero Calliandra Benth.
Série Nitidae
Calliandra depauperata Benth.

Ela é conhecida vulgarmente por Carqueja e é muito utilizada como planta medicinal no tratamento de diabetes.

By Pedro Torquato

Espero ter ajudado...
avatar
Serginho

Mensagens : 29
Data de inscrição : 29/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Matéria sobre Calliandra depauperata Empty Re: Matéria sobre Calliandra depauperata

Mensagem  Luciano Benyakob Ter Ago 10, 2010 7:44 am

Matéria muito boa, eu possuia uma que me foi presenteada pelo Sergivaldo.
Planta de uma beleza peculiar.
Obrigado por postar a matéria.
Att. Luciano.
Luciano Benyakob
Luciano Benyakob
Admin

Mensagens : 12359
Data de inscrição : 10/06/2008

https://arte108.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Matéria sobre Calliandra depauperata Empty Depauperata

Mensagem  kleber Seg Mar 12, 2012 12:44 pm

Fico grato pelas informações da depauperata, pois a maioria dos meus bonsai são depauperata. Tenho aprendido muito com elas e obtido ótimos resultados, mas quanto mais informações melhor.
Um abraço a todos.
kleber
kleber

Mensagens : 2
Data de inscrição : 12/03/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Matéria sobre Calliandra depauperata Empty Re: Matéria sobre Calliandra depauperata

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos