Arte Viva...
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sistema de irrigação automatico

+2
Luciano Benyakob
diegosanta049
6 participantes

Ir para baixo

Sistema de irrigação automatico Empty Sistema de irrigação automatico

Mensagem  diegosanta049 Seg Nov 08, 2010 8:06 am

Amigos sempre procurei facilitar minha vida no bonsai, entao resolvi montar um sistema de irrigação automatico para facilitar minhas vida....

Bom tem que comprar os aspessores que mudam de cor para cor, modelo para modelo, cada viveiro tem suas particularidas entao isso vai ter que descobrir fazendo.....
No meu caso usei aspessores verdes....



1º passo faço um furo com ferro de solda eletrica, para facilitar o local do furo....

Sistema de irrigação automatico OgAAAIDySWeHPLXpdGEwNDw8QHhVVVMMY7Hyc28h91XSnioqjTCDqBhY4nIlWDztZSEtsVe7gzm1LoeF16G0_Qa1PtYAm1T1UJ6wmNWcZh1ln4zl_7F4b9Qvr4e5
Sistema de irrigação automatico OgAAAImnRrY981YOZga9Wo7_-sM5oKFfoViYODZU906BnJvjRas0jKJXaV-nSmRUa3NqkX7nqMD04FEe3Yxd5lqlLKIAm1T1UGupoIGxbHamRaXap3GyVnMv1bht

2º passo é alisar o furo com uma broca de 7.5mm que vai dar mais acabamento e medida perfeita para a luva "chuchina como chamam aqui">>
Após fazer o furo deve passar uma lixa para alisar ainda mais o furo e retirar as rebarbas....
Sistema de irrigação automatico OgAAACW3ZLO_1UmWdh01AE74VFj8x4Bpv2PdNYYalSjkKFUPdALfTB6b3BflGcDtjueNOU4H3X_LfClDo9AILGVT_OkAm1T1UGreGDGTG9XLBE0p51ET2Bo4ItwU
Ai esta a luva....
Sistema de irrigação automatico OgAAAL92oc8InSFNZdEz5V09LntK1OzU_mXfJfCYpo3DPBfeT0o0-8m0V9d3KpOV3nQlP4j1MlQq3KLwCpVBEKlUAvIAm1T1UA0JXadBbQhnbgOYT_FCKl0XPuB_
No local....
Sistema de irrigação automatico OgAAAH_ENFbntTfzwXyNEYhhI8wvGxSqRsjf47dGfGnTfwKqZlkJz02gM6VAKXZ87lJYifBX_rPzcvoWgqs8V-Vd2SwAm1T1UOYSTP0ZBxZu9MbCKqUF8FSqMPlb

Agora colocando os aspessores, observe que tem um rosca...
Sistema de irrigação automatico OgAAAC9Nr8_yFfLMwCH0F-kODyiSLkIcKqI98gM3tX8C2WOA95UntM2UU8n2pAJBHk_LwrWYzTD6ne-MgfF3gXkGDXwAm1T1UHxdA14yVY6U3BJFfXx-z-Dw2zL6
Cuidado para nao passar a rosca pois se passar dela vai ter um nivel que ira rasgar a luva...

Sistema de irrigação automatico OgAAAOfj-ALetsCJV7SyKpQr4b0wP_lkAhQ-pYG4I1krnL9-h36TNUW5AHAYXwmz5bOPy-g147jNX4Ssl5cJeDTwFhoAm1T1UIgPd-rqamjf4HcW8i6FlKV1NBSh

Neste caso coloquei os aspessores a cada 70cm ....

Sistema de irrigação automatico OgAAAEJLr1u0T48OWyNywr5idcyME2AXaj2mkdQeQpKwxlXuA0Fq98t31nPhxSEeOtoJ3trFZFdkkfmH3ohvZD2B6a0Am1T1UN7SlPdLMYfqmYfJGrFfvGh6hFsg
JA APRENDERAM MONTAR O CANO, AGORA VAMOS APRENDER A MONTAR O TIMER....
Eu utilizei uma valvula de descarga de maquina de lavar roupas, brastemp>>>
O que é esta tal valvula?
Seu funionamento é o seguinte quando entra em contato com a eletricidade ela abre disparando a agua......
Ai esta ela.....

Sistema de irrigação automatico OgAAAC-HLgpFUW5i_m14-ApLdGuMLeyvgQuFIOTH2qrh2lPUsnClSdpsIHjVDCic1SrnVMBL-To1eO5dy7CAwUHuW8oAm1T1UCxGLDcp0cDkVn78-Pm8u2Fp4NRW
Ela tem um polo + e outro- onde vc vai instalar um fio com tomada que vai ser ligado no timer.....
Sistema de irrigação automatico OgAAAH8l_vZNnxlk5b4qCY7tVd6MuSyGR4D3SLYdCjysSrzsD6BMx98isD7LgDLB7r7Mi1rUHyfeXTgUH48_R5uT3JMAm1T1ULtcatIa-JLEJXzK6laCGe2t-xYv
Ai esta o Timer "NAO COMPREM ESTE TIMER ANALOGICO ELE DISPARA E FICA 15 MINUTOS LIGADOS E GASTA MUITA AGUA, COMPREM UM DIGITAL É O DOBRO DO PREÇO E VALE CADA CENTAVO "EU JA COMPREI O MEU...."
Sistema de irrigação automatico OgAAADAQi2h7Dxt5tMDRk4_FV1BW0AVJpPhE9QoQl9Cr_Tr8ujDoUE2GVWl2oF9fzq3gf_K6DvpztW45wnTintVMgaoAm1T1UMtc-HSoRgvugNz7rJLJPYgMMs_U
Olhem que as medidas da valvula mudam, uma é rosqueada no cano e a saida esta na mangueira....

Sistema de irrigação automatico OgAAAETUgqTKwwxk2AVfKsLnHfwZ7ktXGIjVGcfHXdTIeVFae7wiyPcNd9FDLaezK1Oq7ei3AnwOiFhdftasir0sUQ4Am1T1UI8kcQYzgyUc8k4HM6WP8tiVeBHj

Fica feio, mas se usar uma mangueira preta fica melhor, nao encontrei solução segura para colocar um cano direto na saida da valvula...
Este sistema tem que ficar em local coberto pois se trata de equipamentos eletricos....
Na saida da valvula usei a mangueira..... até o cano de irrigação que fica uns 10 metros do timer...
Neste cano de irrigação comprei um adptador de rosca com uma saida igual a da valvula, para ligar a mangueira...
Sistema de irrigação automatico OgAAAIwKhxHgSVFWY1WbiIJZwxslVnWPo91cYMLGtDyiwcLWkKsL3U448LrKS-mKeBc9NopyeRzms5XHERA-aiEZVMwAm1T1UNXvHnQrhddJJi8ZicYKpE_b8GFU
Resultado...
Sistema de irrigação automatico OgAAAOh-l9njbeq6kuKaK9YJWo-jNA1EqvWZzxDM79RjWOuObkW0q8G9fvC6WyPl1LSFjoUcnrfIrBhO_IfdFdJKCkkAm1T1UKu_SOfl39vyEY1gcogrwKWz5kII
Olha a mangueira la atraz.....
Sistema de irrigação automatico OgAAAH_TyIRWgbNozUbT1REB3htD-DLjOrKWfxso4IAW3aJnExfXRlD53vzuZQFEkTaEQmWsvsuod_aXMd6sM-6zZ0EAm1T1UBhK-CY2CiL9lrieaEXOkvYAunWi

NAO REPAREM NA FALTA DE ORGANIZAÇÃO DO VIVEIRO, EU AINDA ESTAVA O FAZENDO.....


Última edição por diegosanta049 em Qua Abr 20, 2011 12:07 pm, editado 1 vez(es)
diegosanta049
diegosanta049

Mensagens : 861
Data de inscrição : 15/04/2010
Idade : 41
Localização : Londrina

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de irrigação automatico Empty Re: Sistema de irrigação automatico

Mensagem  Luciano Benyakob Seg Nov 08, 2010 12:05 pm

G-E-N-I-A-L!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
E barato, eu tenho coisas demais e espalhadas, espero um dia conseguir reunir o material melhor e usar algo similar.
Att. Luciano.
Luciano Benyakob
Luciano Benyakob
Admin

Mensagens : 12359
Data de inscrição : 10/06/2008

https://arte108.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de irrigação automatico Empty Re: Sistema de irrigação automatico

Mensagem  diegosanta049 Seg Nov 08, 2010 12:18 pm

Vamos a valores, que esqueci de colocar...

valvula de saida 9,00
timer analogico 28,00
cano 20,00
aspessores 20,00
chuchinas 5,00

total 82,00

diegosanta049
diegosanta049

Mensagens : 861
Data de inscrição : 15/04/2010
Idade : 41
Localização : Londrina

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de irrigação automatico Empty Re: Sistema de irrigação automatico

Mensagem  Luciano Benyakob Seg Nov 08, 2010 1:05 pm

Aqui os preços são em base 30% a menos.
Luciano Benyakob
Luciano Benyakob
Admin

Mensagens : 12359
Data de inscrição : 10/06/2008

https://arte108.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de irrigação automatico Empty Re: Sistema de irrigação automatico

Mensagem  diegosanta049 Seg Nov 08, 2010 4:10 pm

Ai fica bom hem.......
diegosanta049
diegosanta049

Mensagens : 861
Data de inscrição : 15/04/2010
Idade : 41
Localização : Londrina

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de irrigação automatico Empty Re: Sistema de irrigação automatico

Mensagem  jlaudirt Sáb Mar 26, 2011 9:37 am

Quero parabenizar ao forista pela postagem!
Já tinha visto matérias sobre este sistema porém sem a minunciosidade aqui apresentada!
Agooora sim! Vou correndo pra loja comprar as peças pra montar o meu sistema!
jlaudirt
jlaudirt

Mensagens : 88
Data de inscrição : 02/03/2011
Idade : 49

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de irrigação automatico Empty Re: Sistema de irrigação automatico

Mensagem  diegosanta049 Qua Abr 20, 2011 12:07 pm

reativado.......
diegosanta049
diegosanta049

Mensagens : 861
Data de inscrição : 15/04/2010
Idade : 41
Localização : Londrina

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de irrigação automatico Empty Re: Sistema de irrigação automatico

Mensagem  samerali Seg Ago 29, 2011 10:31 pm

bom jah comentei em outros topicos que sou herptologo ,e sempre regulamos as lampadas de tarrarios dos animais com timer ,tambem tah fiz chuvas artificiais em alguns terrarios com timers ...eis algo importantissimo a ser avaliado ,.,,a combinação de timer e termostato são de certa forma a alma dos terrarios e quando falamos de amphibios ainda temos o humidificador .

timer analogico, existem varios tipos e modelos no mercado ..alguns deles com precisão de minutos ...outros menos precisos , os mais baratinhos o tempo entre os ciclos de liga/desliga chegam a ser superiores a 20min ,porem existem alguns modelos que esse ciclo pode durar somente 2min ,o mais comum eh marcarem de 5 em 5 minutos porem nem todos os 5 em 5 funciona realmente ,alguns duram muito mais , estudem o timer que estão usando e regulem a quantidade de agua que vai sair para diminuir o disperdicio ..

timers digitais ...a maioria dos modelos tem ciclos de ateh 1 segundo ,muitos deles tb tem um sistema de ligar e desligar varias vezes ao dia ,ateh programas por semana/mes e saidas independentes com controles individuais podendo ligar varios intrumentos em tempos diferentes...porem quase nehum deles grava o programa em uma falta de energia e quando a luz volta eles geralmente voltam ligados e sem tempo de desligamento ,oque no nosso caso eh catastrofico na conta dágua (no caso de animais muitos afogamentos ,isso aconteceu no zoo d sp enquanto eu estagiava por lah ) a dica então eh usar um sistema nobrake se for usar um timer digital e a cada 6 meses conferir as baterias para evitar problemas ;;.;

dica para os analogicos,use um abajur para testar o tempo que seu timer realmente fica ligado ... regule para o menor tempo possivel e cronometre quanto tempo a luz fica ligada, sabendo isso tente calcular quanta agua eh nessessaria para suas plantas e regule a saida de agua de acordo com o tempo que conseguir regular o timer ,assim evita disperdicios e tem certeza de que vai regar o suficiente as palntas . Very Happy
samerali
samerali

Mensagens : 126
Data de inscrição : 17/08/2011
Idade : 41
Localização : são paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de irrigação automatico Empty Re: Sistema de irrigação automatico

Mensagem  diegosanta049 Qua Ago 31, 2011 9:10 am

Amigo este timer ja foi substituido a muito tempo mas nao postei a mudança, coloquei um timer digital que faz disparos intervalados, com abertura e fechamdno de 1 em 1 ninutos o que facilitou muito a irrigação..
NAO UTILIZEM TIMER ANALOGICO É UMA VERDADEIRA ARMA CONTA A ECONOMIA DE AGUA
Nesta epoca do ano é irrigado 4 minutos as 7:00, 3 minutos as 15:00 e 4 minutos as 19:00 vale lembrar que a mudança dos aspessores pode diminuir ou prolongar o tempo de irrigação....

Sistema de irrigação automatico 1295616077859
Kienzle Timer Digital ECOLÓGICA 400

Timer digital de alta qualidade com bateria interna que mantém a programação mesmo na falta de luz.

• Medidas: 125 x 56 x 70 mm
• Programável com intervalo de 1/1 min.
• 8 programas diários (56 por semana).
• Funcionamento diário (24h) ou semanal.
• Função horário de verão.
• Função aleatória para simulação de presença.
• Autonomia de energia de 100 horas.
• Sistema Plug-In (não requer instalação adicional).
• Voltagem: 110V ou 220 V – 60 Hz / 50 Hz
• Capacidade: 15A (resistivo)
2A (indutivo)
0,5 HP (220V)
0,25 HP (110V)
diegosanta049
diegosanta049

Mensagens : 861
Data de inscrição : 15/04/2010
Idade : 41
Localização : Londrina

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de irrigação automatico Empty Re: Sistema de irrigação automatico

Mensagem  samerali Qua Ago 31, 2011 9:30 am

olha bem bacana o seu sistema .... soh postei as informações que tenho pra complementar o topico ...aqui tenho pouquissima coisa pra montar um sistema assim Wink
samerali
samerali

Mensagens : 126
Data de inscrição : 17/08/2011
Idade : 41
Localização : são paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de irrigação automatico Empty Re: Sistema de irrigação automatico

Mensagem  diegosanta049 Sex Set 02, 2011 10:07 am

Samerali, sua opiniao é muito valida e de grande ajuda..
O sistema até hoje foi o menor e mais importante investimento que fiz na arte, pois nunca mais perdi nenhum planta por falta de irrigação, antes do sistema ficava escravo todos os dias em regar as plantas, hoje nao perco mais este tempo e as plantas estao muito mais saudaveis...........
diegosanta049
diegosanta049

Mensagens : 861
Data de inscrição : 15/04/2010
Idade : 41
Localização : Londrina

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de irrigação automatico Empty Re: Sistema de irrigação automatico

Mensagem  samerali Qua Set 14, 2011 12:11 am

agora to tomando vergonha na cara e começando a organizar as coisas por aqui Razz ...

hj fui pesquisar os aspersores ..logo começo a construir a bancada tb .,,,,

me surgiu uma duvida ...existem varios milhoes de tipos de aspersores ... usando a logica entendi q os que são melhores pro nosso caso são os que dizem "micro spray" ... porem esses micro sprays tem varios angulos ...diego qual a angulação do que vc usou ai??...achei uns da amanco que custa 14 conto o saco com 100 ... não comprei pq fiquei na duvida ele eh 360º e inicialmente ficaria grudado na parede... naum seria melhor um que seja soh 180º ou 90º ??? ... e quando a desperdício de agua ?? pois pelo que eu vi eles jogam agua muito mais longe do que precisaria na realidade ... alguns deles mais de 2 mts ...esse da amanco diz de 150 a 200cm dependendo da pressão de agua .. mais a bancada aqui naum vai ter mais d 1 mt de largura ...ai fica a duvida ...qual angulo seria o melhor ?? ow sera que se colocar eles invertidos(de cabeça pra baixo) não muito acima das plantas reduz essa perda ?? ...estou pensando em fazer um reservatorio e fazer um esquema de fertirrigação....
outra duvida ..pelo que andei lendo ocorrem entupimentos e eh indicado o uso de um filtro para evitar isso ...eu vi que vc não usou nenhum filtro ..alguma vez jah teve problemas quanto a isso ??

agradeço des de jah a atenção !!!
samerali
samerali

Mensagens : 126
Data de inscrição : 17/08/2011
Idade : 41
Localização : são paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de irrigação automatico Empty Re: Sistema de irrigação automatico

Mensagem  diegosanta049 Qua Nov 23, 2011 8:05 am

Amigo desculpe pela demora da resposta, nao tinha visto a postagem no topico.
Olha em relação aos aspessores isso vai ser teste a teste, eu cheguei a este aspessor de cor verde, que gasta pouca agua, cerca de 90% de economia contra a mangueira com irrigação manual,
Este aspessor é de circunferencia com alcançe de um raio de no maximo 50 cm distante de 50cm da planta, quanto mais longe maior o raio de irrigação, mas ai tem a perca por cnta do vento o que torna a irrigação ineficiente..
Vai ter que montar o sistema usando apenas 1 furo, e testar qual omelhor aspessor para seu viveiro..
sai fora do aspessor laranja pois é micro aspessor e solta apenas vapor e qualquer ventinho a agua nao chega no vaso...
Tem aspessore rotativos que tem um raio muito maior, entre 1 metro a 3 metros mas estes nunca usei..
Em relação a entupimento, tive apenas 1 aspessor entupido desde a instalação, mas vale lembrar que acordo quando os aspessor entram em funionamento entao saiu pra fora e olho se tudo esta funcionando corretamente.....
diegosanta049
diegosanta049

Mensagens : 861
Data de inscrição : 15/04/2010
Idade : 41
Localização : Londrina

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de irrigação automatico Empty Re: Sistema de irrigação automatico

Mensagem  junior/pr Qua Nov 23, 2011 10:10 am

Diego, muito bom o seu sistema, também uso timer digital. Eu uso aspersores rotativos, minhas plantas estão dispostas em uma area de 7X9mt, fiz o sistema bem no meio e ele irriga muito bem. Para mim foi um descanso...rsss com a mangueira ia em torno de uma hora a uma hora e vinte minutos para regar tudo.
junior/pr
junior/pr

Mensagens : 210
Data de inscrição : 15/04/2010
Idade : 52
Localização : General Carneiro - Pr

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de irrigação automatico Empty Re: Sistema de irrigação automatico

Mensagem  diegosanta049 Qua Nov 23, 2011 4:10 pm

Junior eu estava pegando raiva de tantos cuidados de manha de tarde e de noite, saia correndo do trabalho no verao pra regar as plantas durante a tarde pois tenho muitas plantas pequenas e nao aguentavam apenas 2 regas, com o sistema nunca mais reguei na magueira, alem da economia de agua, ganhei mais 2 horas por dia....
diegosanta049
diegosanta049

Mensagens : 861
Data de inscrição : 15/04/2010
Idade : 41
Localização : Londrina

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de irrigação automatico Empty Re: Sistema de irrigação automatico

Mensagem  elcio brignol Qua Mar 07, 2012 11:05 am

assim que fizer minhas bancadas novas, vou tentar...
elcio brignol
elcio brignol

Mensagens : 707
Data de inscrição : 27/12/2011
Idade : 43
Localização : RIO DE JANEIRO

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de irrigação automatico Empty Re: Sistema de irrigação automatico

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos